Mariano Soltys: QUÃO INTERESSANTES AS PALESTRAS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS

FILOSOFIA DO SUL SÃO BENTO DO SUL

PROCEDIMENTOS ESSENCIAL PODEM SALVAR A VIDA

Por Mariano Soltys, advogado e professor

Muito interessantes são as palestras feitas por bombeiros nas escolas, informando sobre atos em casos de emergência, primeiros socorros, acidentes, engasgos, dentre outros. O caso de liberar as vias aéreas para o acidentado ou pessoa socorrida respirar melhor, bem como ver, ouvir e sentir (VOS), que é um procedimento essencial em primeiros momentos, até alguns minutos, que podem salvar a vida e ajudar a informar o pessoal do socorro, que assim já antecipa o quadro do socorrido.

Ver se está viva, sentir pulso, ouvir se conseguir.  Também deixar a pessoa deitada, e não sentada, quando a mesma passa mal. Isso libera a respiração e oxigenação do cérebro. Ademais, mostrou-se cuidados com demais acidentados, como talas em fraturas, tipos e fraturas, bem como como proceder quando a pessoa se engasga.

Bebês e pessoas mais velhas

Disse para evitar colocar a mão dentro da boca porque em convulsão a pessoa poderia morder e não soltar mais o dedo. Também se falou como proceder em relação a bebês, com tapas nas costa e cabeça da criança em direção ao chão, em torno de 45 graus, a fim de desobstruir a garganta, auxiliando assim um vômito ou respiração, e salvando a vida do neném, onde se usa um boneco na simulação.

Deixar, após o bebê de lado, e não de costas, a fim de que respire melhor e vomite, se precisar. As pessoas mais velhas são, segundo o bombeiro, as mais ocorridas no que se refere a engasgar, de modo que o ato imediato pode salvar a vida e auxiliar muito, até que chegue o socorro.

Postura fria e calma

Outros detalhes foram mostrados, como verificar o pulso. Mas tudo parece depender mais de se estar calmo para fazer o atendimento, numa postura filosófica fria e calma, ao estilo do pensamento estóico. O desespero não ajuda, e nem atos confusos podem auxiliar no caso de pessoa que necessita resgate ou atendimento.

Os professores, além de terem preparação com a segurança, agora se veem instruídos nos casos de emergências, o que demostra mais qualidades na educação e segurança em geral.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *