“É PRECISO TER ATENÇÃO AOS MOVIMENTOS DE VEÍCULOS E DE PEDESTRES”, COMENTA A CORPORAÇÃO
Neste 27 de julho, Dia do Motociclista, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) aponta itens essenciais para a segurança. De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), só em 2022 mais de 30% das mortes registradsa foram de condutores de motocicletas.
“Para evitar surpresas é preciso que o motociclista tenha atenção aos movimentos, de veículos e de pedestres. Ter boa visibilidade, não utilizar celular e fones de ouvido são imprescindíveis para evitar distrações”, explica a corporação. “Os cruzamentos são grandes pontos de acidentes, portanto mantenha-se esperto, reduza a velocidade e se atente a sinalização”, completa.
“Mantenha-se a uma distância adequada entre a moto e outros veículos, evitando corredores. Jamais pilote em ziguezague e nunca se posicione em pontos cegos, mantenha-se sempre visível. Outra dica valiosa é jamais ultrapassar pela direita e apenas ultrapasse em locais permitidos. Redobre os cuidados em dias de chuva!”, ressalta o CBMSC.
Acessórios de proteção
– O capacete é fundamental, deve ser usado preso ao queixo, bem ajustado e a viseira precisa ficar abaixada;
– Os capacetes devem estar dentro da validade e ter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia);
– Luvas próprias para proteger as mãos;
– Jaqueta;
– Roupas refletivas para momentos de visibilidade baixa.
Conheça a sua moto
“Cada modelo de moto possui particularidades, velocidades e pesos diferentes. Portanto, conhecer o equipamento garante um manuseio melhor. Isso também quer dizer que manter a revisão em dia é fundamental para a segurança, como: calibragem dos pneus, corrente, sistema elétrico, freios e combustível”, finaliza o CBMSC.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.