BAÍA DA BABITONGA ABRIGA OS MENORES GOLFINHOS DA AMÉRICA

SANTA CATARINA

TRATA-SE DO ÚNICO LUGAR NO MUNDO ONDE EXISTE UMA POPULAÇÃO RESIDENTE DE TONINHAS

A Baía da Babitonga é o único lugar no mundo onde existe uma população residente de toninhas, os menores golfinhos da América, conforme o governo catarinense. São cerca de 70 animais que moram permanentemente no estuário do Norte catarinense, diferente das demais toninhas, que se deslocam constantemente pelas águas do litoral brasileiro.

Ameaçada de extinção, a espécie está incluída no Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de São Francisco do Sul. O programa faz parte da Agenda Ambiental 2023, apresentada pelo porto para iniciar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

O monitoramento das toninhas é feito pela empresa Acquaplan, contratada pela autoridade portuária para acompanhar e registrar as atividades da espécie dentro da Baía, como movimentação e reprodução, além de coordenar os projetos ambientais do Porto.

17 PROGRAMAS – A Agenda Ambiental conta com 17 programas para proteção da natureza na Baía da Babitonga, santuário ecológico que é habitat de animais ameaçadas de extinção, como o mero, o boto-cinza e a própria toninha.

Além do controle das espécies marinhas no estuário, a Agenda Ambiental tem programas de monitoramento das águas, da qualidade do pescado e de resíduos sólidos, entre outros.
O documento de 19 páginas traz as diretrizes socioambientais, delineadas para conciliar o desenvolvimento e equilíbrio da biodiversidade.

A ESPÉCIE – Conheça alguns detalhes da espécie.

– A toninha é um mamífero encontrado somente na América do Sul, entre o Espírito Santo (Brasil) e o Sul da Argentina.

– Discreto e difícil de ser avistado, é um dos menores cetáceos do mundo: mede entre 1,30 metro e 1,60 metro e pesa entre 27 kg e 33 kg. A idade máxima conhecida da espécie é de 23 anos.

– De cor acinzentada, vive em grupos pequenos, com 2 a 5 indivíduos. Mas é comum encontrar vários grupos ocupando a mesma área enquanto se alimentam de pequenos peixes.

– As fêmeas têm apenas um filhote a cada um ou dois anos e a gestação dura aproximadamente 11 meses. Esses filhotes recebem o cuidado das mães durante seis meses, comportamento raro entre as espécies marinhas.

– A principal diferença com o golfinho é que a toninha tem o bico longo e fino, com mais de 200 dentes.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *