Entramos em contato com o feriado estadunidense através da indústria cultural norte-americana, cujos produtos (filmes, séries de televisão, etc) consumimos avidamente
Por Wilson de Oliveira Neto, historiador
O Dia de Ação de Graças é um dos feriados estadunidenses mais conhecidos entre nós brasileiros. Entramos em contato com ele, principalmente, através da indústria cultural norte-americana, cujos produtos (filmes, séries de televisão, etc) consumimos avidamente.
Conhecido nos Estados Unidos como Thanksgiving Day, o Dia de Ação de Graças é um exemplo de tradição inventada, expressão esta consagrada no Brasil pelos historiadores Eric Hobsbawm e Terence Ranger. Para eles, muitas das tradições consideradas milenares possuem, na verdade, data e local de fundação.
Isso não significa, porém, que as tradições são simples embustes, pois é a partir delas que muitas identidades culturais são construídas e mantidas. Essas, por sua vez, são importantes, pois dizem aos indivíduos quem eles são. E mais: tal como toda manifestação cultural, as tradições são periodicamente revistas e renovadas, conforme o contexto histórico em que se encontram.
Imigrantes calvinistas
Colonos – No caso do Dia de Ação de Graças, suas origens estão ligadas ao início da colonização inglesa na América do Norte, durante o século 17. Os primeiros colonos anglo-saxões emigraram para o novo mundo refugiados dos conflitos religiosos entre católicos e protestantes que assolaram a Inglaterra dos reis Stuart.
Em 1620, um grupo de imigrantes calvinistas fundou a colônia de Plymouth, em Massachusetts, no nordeste dos EUA. Após um ano de dificuldades, em 1621, os colonos agradeceram a Deus pela boa colheita através de uma festa que durou três dias e que contou com a participação dos índios da tribo wampanoag. Estava inventado o Dia de Ação de Graças.
Serviços religiosos típicos
Identidade – Foi somente a partir do século 19 que a comemoração tornou-se feriado nacional, aliás, um dos mais importantes nos Estados Unidos. A celebração ocorre sempre na quarta quinta-feira de novembro. Neste ano, o Thanksgiving Day foi celebrado no último dia 23 de novembro.
Junto aos serviços religiosos típicos desse dia, também acontece uma refeição especial, em que são servidos peru assado, vegetais de outono e torta de abóbora, tal como já assistimos em muitos desenhos animados, filmes e séries americanos exibidos por aqui. Trata-se, do ponto alto de uma tradição que, através da relação entre o presente e o passado, reforça a identidade cultural dos norte-americanos e ajuda a dizer quem eles são.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.