MARIANO SOLTYS: O CONHECIMENTO QUE IMPORTA É TANTO O FORMAL QUANTO O INFORMAL

FILOSOFIA DO SUL SÃO BENTO DO SUL

Palestra na Escola Carlos Zipperer Sobrinho abordou o tema “Os primeiros passos para a construção de uma carreira”

Por Mariano Soltys, filósofo e professor

Nesta semana presenciamos na Escola Carlos Zipperer Sobrinho, no bairro Centenário, em São Bento do Sul, uma palestra do Instituto Avanza, com Alécio Carneiro, com o tema: “Os primeiros passos para a construção de uma carreira”, que, ao final, ofereceu bolsas para alunos que desejavam estudar nos sábados.

Os cursos são referentes a Gestão, Recursos Humanos, Marketing Digital, Tecnologia e Inovação, bem como Logística, oferecidos aos jovens que prontamente se depuseram para a oportunidade.

Curiosamente o curso será na Univille, que é mesma universidade em que me formei, anos atrás, bem como em que me especializei, de modo que espero os jovens tenham um futuro promissor no mercado de trabalho e nos empreendimentos locais, a fim de ocorrer um desenvolvimento em suas vidas. A oportunidade ocorreu apenas para alunos presentes na palestra da escola, o que mostrou o perfil de inclusão social para alunos da rede pública do bairro centenário.

Evolução geral
Essencial –
Na palestra se falou de resiliência, sucesso, não sendo apenas o sucesso relacionado à fama ou dinheiro, mas para a realização pessoal, sucesso que é fruto e resultado construído. O foco principal para a evolução geral, segundo o palestrante, seria o conhecimento.

Conhecimento é poder, lembrando o filósofo Francis Bacon. Deste modo, a ambição é positiva, enquanto a ganância seria negativa, segundo se ministrou. O conhecimento que importa é tanto o formal, a formação escolar, acadêmica, etc, quanto a informal, que é a experiência de vida.

Ademais, a busca profissionalizante é essencial para jovens em escolas e o diferencial se encontra em sua dedicação. A resiliência é essa capacidade de saber lidar com problemas, adaptar-se ao estresse, de não se desesperar frente às vicissitudes da vida, que sempre vêm. E histórias de pessoas bem sucedidas vêm após algum sofrimento.

Sêneca
Indiferente –
O tema é um tanto estoico, a exemplo de filósofos como Sêneca, que ensinavam a se ficar indiferente frente às coisas da vida. O exemplo da diferença do atleta que treina diariamente, para o atleta que treina de vez em quando, foi muito curioso. Nós, filósofos, lemos diariamente, também.

Já o filósofo Cléverson Israel Minikovsky e eu escrevemos em livro, em “A Ideologia Brasileira”, que o segredo é a técnica, não apenas a força de trabalho, e assim uma gnoseologia. Desse modo, o palestrante está certo em focar no conhecimento.

Técnica
Série de confortos –
Por fim, sempre são salutares a formação e a busca profissional, uma vez que vivemos em uma sociedade onde o status é essencial, sendo que necessitamos de uma série de confortos, antes não tão necessários no passado, como ensina filósofo Alain de Botton.

Para se ter isso o caminho é mesmo a técnica, saber administrar, gerir, investir, etc, e isso não vem apenas com o conhecimento informal, mas também com o formal.  

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *