Uma distopia protagonizada por Winston Smith, uma espécie de arquivista lotado no Ministério da Verdade, cujo trabalho consistia em “retificar” os registros históricos conforme as circunstâncias políticas
Por Wilson de Oliveira Neto, historiador
Faz um tempinho atrás, no reality show Big Brother Brasil (BBB), uma das participantes confidenciou à outra participante que o programa tinha influenciado a escrita de um livro chamado “1984”. Esse negócio de “grande irmão”, o “olho que tudo vê”.
Apesar da confusão feita pela “big sister”, seus comentários despertaram a curiosidade das pessoas a respeito do livro “1984” e do seu autor, o escritor George Orwell, que foram objetos de buscas na internet pelo público. Mas, quem foi George Orwell e sobre o que fala o livro “1984”?
Escritor e jornalista
Tremendo – George Orwell foi o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor e jornalista de língua inglesa que nasceu no ano de 1903, em Motihari, nas antigas Índias Britânicas. Faleceu na cidade de Londres, em 1950. Orwell foi um tremendo escritor, cuja obra inclui livros e ensaios publicados na imprensa ao longo da sua vida. Suas obras mais conhecidas são “A Revolução dos Bichos”, de 1945, e “1984”, lançado em 1949.
Porém, existem outros trabalhos tão ou mesmo mais legais que esses livros, como, por exemplo, seus textos sobre sua experiência como voluntário nas Brigadas Internacionais durante a Guerra Civil Espanhola ou os textos que publicou na imprensa inglesa sobre o Fascismo. Aliás, nos últimos anos, vem sendo publicada no Brasil muita coisa escrita por Orwell que vale muito a leitura.
Sobre o que se trata?
Distopia – Trata-se de uma distopia protagonizada por Winston Smith, uma espécie de arquivista lotado no Ministério da Verdade, cujo trabalho consistia em “retificar” (ou seja, adulterar) os registros históricos conforme as circunstâncias políticas do país em que ele vivia variassem. A obra é ambientada no que, em 1949, era o futuro, mais ou menos, o final do século XX. No entanto, o porvir orwelliano já é para nós o passado. Não tão distante, porém passado.
O mundo de Smith sofre os efeitos de uma Terceira Guerra Mundial, da qual emergiu uma nova ordem mundial organizada em torno de três superestados: Oceania, Eurásia e Lestásia. Londres, renomeada como Pista de Pouso Número 1, assim como o que sobrou do Brasil, estava localizada na Oceania.
Objetos de culto
Vida cotidiana – Todos esses superestados são governados por regimes totalitários de partido único e por líderes, cujas personalidades são objetos de culto pelas pessoas. A Oceania, por exemplo, é liderada pelo Grande Irmão (Big Brother), que através do INGSOC, nome do seu partido político, controla ostensivamente a vida cotidiana das pessoas, com destaque para um sistema de monitoramento televisivo denominado teletela. Daí, a grande inspiração do reality show BBB.
Não vou dar mais spoiler e parar por aqui, pois acho que vale muito a leitura de “1984”, cujo legado vai além da literatura, sendo uma obra política, apropriada e reapropriada por diversos grupos desde o seu lançamento, em 1949.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.