ALGUNS SÃO PROCESSOS DE CURA, DE AUTOCONHECIMENTO, DE RETORNO À INFÂNCIA
Por Mariano Soltys, advogado e professor
Sigmund Freud escreveu uma obra marcante, intitulada “A Interpretação dos Sonhos”, de modo que ali tratou do inconsciente, bem como os conflitos que se resolvem no mundo onírico, através de um teatro vivido e simulado, mentalmente. Os meus alunos da Escola Celso Ramos fizeram nesta semana um trabalho a respeito, brilhantemente apresentado.
Isso refletiu uma breve aula minha sobre o pai da psicanálise, que também contou com a interpretação de alguns sonhos relatados. Na escola os alunos mostraram a obra, bem como o livro “Haranett”, da psicóloga Janete Dopke, a qual usaram para pesquisar, bem como a rede social.
Fato que o sonho guarda um grande mistério, que José na Bíblia, bem como Daniel, interpretaram sonhos de faraós e reis, e que muito se pode pensar a respeito da importância dos sonhos. Há sonhos que são processos de cura, de autoconhecimento, de retorno à infância, e no geral conflitos internos da alma.
Mostra do conhecimento
Igualmente mostrei aos alunos o meu livro “Sonhos de Luz”, que escrevi com Mery Cherry Swarovsky, na qual ainda relata sonhos paranormais, com previsões e projeções. O evento da escola fazia parte da mostra do conhecimento, a qual contou com diversos trabalhos muito interessantes, como sobre alimentação saudável, chás, jogos e tantos outros.
Nas apresentações e pesquisas, feitas pelos alunos, colaborei com algumas interpretações ou leituras de sonhos, além de informações gerais sobre o trabalho escolar realizado.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.