Marca é considerada histórica pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae)
São Bento do Sul atingiu uma marca considerada histórica: em abril, 33,82% dos materiais recolhidos tiveram a destinação correta. Lembrando que, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), que é responsável pela coleta seletiva no município, a média de reciclagem no Brasil é de apenas 4%.
Conforme explica o presidente da autarquia, os atuais números são-bentenses tiveram um grande salto. “É um número importantíssimo para nós. É possível mensurar e verificar cada um dos índices disponíveis. Peso dos produtos e notas fiscais, por exemplo”, conta ele, dizendo que o resultado é auditado.
Compromisso
Diretrizes – Peters complementa ainda reforçando o compromisso do município em perseguir ainda números mais positivos, a exemplo de países desenvolvidos e referência mundial em reciclagem, como a Alemanha, que já chegou a 60% de todo o seu lixo reciclado, segundo divulgou o Portal Sustentabilidade em 2020. Outras diretrizes citadas ao redor do globo são ainda Coreia do Sul (53%), Luxemburgo (53%) e Suíça (52%).
Onde
Estruturas – As mais de 1.560 toneladas recolhidas em abril foram captadas através da coleta de lixo comum, coleta seletiva, no Local de Entrega Voluntária, nos Ecopontos e no Câmbio Verde. Todas essas estratégias sustentáveis têm funcionado para preservar o meio ambiente e ainda dar maior longevidade à capacidade do aterro sanitário.
“Podemos também verificar que de todas essas frentes, o único material que não é destinado às cooperativas é o lixo comum, que é aproveitado na Usina de Processamento de Resíduos”, salientou o prefeito Antonio Tomazini.
Prêmio ODS
Usina – A Usina de Processamento de São Bento do Sul, inclusive, foi reconhecida em outubro de 2023 com o 1º lugar do prêmio “Movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina”, na categoria Poder Público. A iniciativa do Samae foi reconhecida pelo pioneirismo e impacto ambiental, em cerimônia na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.