MARIANO SOLTYS (FILOSOFIA NO SUL): AS OLIMPÍADAS E A FILOSOFIA

FILOSOFIA DO SUL SÃO BENTO DO SUL

O fundador da filosofia, ou mesmo que criou a palavra, teria participado das Olimpíadas da Grécia Antiga, ou seja, nada mais nada menos que Pitágoras

Por Mariano Soltys,
filósofo e professor

Há quem observe os atletas e pense que a origem das olimpíadas é algo moderno e atual, sem contar que na Grécia antiga já ocorriam jogos, no caso Olimpíadas, porque vieram da realização na cidade de Olímpia, na Grécia antiga. Também que apenas o preparo físico se relaciona a olimpíada, e nada tem a ver com a filosofia, ou com homens intelectuais ou nobres daqueles tempos.

Em verdade, as Olimpíadas modernas surgem com um francês de 1896, o Barão de Coubertain, mas há registros dos jogos, também, em torno de 770 anos antes de Cristo, ou mesmo antes, indo até 2500.

O fundador da filosofia, ou mesmo que criou a palavra, teria participado das Olimpíadas da Grécia Antiga, ou seja, nada mais nada menos que Pitágoras.

Também outros filósofos teriam participado, como Sócrates, Aristóteles, Platão, e que o nome Platão se refere a sua força física de lutador de pancrácio, pois o apelido era de “costas largas”.

Platão teria sido bicampeão na luta do pancrácio, nos jogos olímpicos. Também historiador Heródoto teria participado dos jogos, bem como o fundador da medicina, Hipócrates, a que os médicos até hoje prestam o juramento.

Não eram apenas esportes
Zeus –
Então, os jogos olímpicos na Grécia antiga não eram apenas esportes, mas envolviam ainda esses filósofos, além de poesia, oráculos, um juramento a divindade Zeus e muitas outras coisas, como poesia e toda uma cultura grega. Não era apenas esporte. O prêmio era uma coroa de louro ou oliveira, e assim nem se tinha o dinheiro atual e as medalhas de metais preciosos.

Os homens praticavam os esportes nus, e as mulheres, escravos e estrangeiros estavam proibidos dos jogos, na Grécia Antiga. As mulheres nem podiam assistir os jogos. Mas tudo tem a ver com filosofia, uma vez que filósofos participavam dos jogos olímpicos, apesar de não ter muita fonte sobre a situação.

Atuais jogos
Descartes –
Enfim, os atuais jogos na França trazem mais do que simples jogos; trazem a origem dos jogos, que foram com esse francês, bem como a cultura grega de alguns esportes que permaneceram, além de uma ética filosófica de fair play, combate ao doping, ética, bem como paz entre as nações, o que já ocorria antes, uma vez não se poder estar na guerra e nos jogos. Há inclusive uma relação dos esportes com Descartes, como demonstrou o filósofo Sigmund Loland, de forma a controlar a performance humana.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *