O ator que queria fazer o filme não seria o Eddie Murphy, mas, sim, Silvester Stallone
Por Mariano Soltys,
filósofo e professor
Recentemente houve o lançamento da continuação da franquia “Um Tira da Pesada”, que estava há algum tempo parado no 3, o qual desagradou os espectadores na época. No Brasil, o primeiro filme chegou a passar muitas vezes na “Sessão da Tarde”, sendo reprisado de forma incansável, e muitos de nós, passaram a infância ou adolescência assistindo nas tardes o engraçado filme de Eddie Murphy, no personagem Axel Foley.
Mas há curiosidades sobre o filme que lembrei, ao contemplar os comentários do diretor, durante toda a primeira versão do filme. Por coincidência, havia visto os três anteriores esses tempos, estando fresca a memória dos clássicos da tarde televisiva.
Silvester Stallone
Comédia – Primeiro que o ator que queria fazer o filme não seria o Eddie Murphy, mas, sim, Silvester Stallone, já trazendo consigo as ideias do policial de Cobra, que acabou sendo um outro filme. Também que na cena da banana, ao colocar no escapamento, o ator que dirigiu o carro teve de fingir engasgar ou afogar o motor, ficando muito engraçada a cena.
“Um Tira da Pesada” é um filme muito engraçado, sendo não focado em comédia, mas nos bastidores a produção morria de rir com Eddie. Semelhante a outros filmes, como “Um Príncipe em Nova York”, bem como “O Rapto do Menino Dourado”, “Um Tira da Pesada Mostra”, o engraçado ator num dos poucos filmes que realmente me fizeram rir. Os amigos policiais foram inspirados em “O gordo e o magro”, conforme o diretor. No meu livro “Filmes e Filosofia” falei mais do primeiro filme.
Personagens carismáticos
Noventistas – “Um Tira da Pesada 4” continua toda essa produção, com as piadas, as imitações, personagens carismáticos e belas produções de ação, até com os mesmos atores da época, o que leva os noventistas a uma nostalgia sem precedentes, sendo o melhor filme recente que se tem notícia, apesar de sair em streaming e não no cinema.
O Serge mostra o tema LGBT, mas sem qualquer exagero, outros personagens mantêm suas marcas e detalhes, sendo que o amigo mostra ainda a faca do Rambo e cartaz em casa. Já a relação e conflito com a filha, mostra uma temática nova, mas que tem a ver com um senhor, o caso do experiente Axel Foley, com amigos se aposentando.
Música
Trocando as bolas – A música-tema do filme mantém o clima, e o filme pareceu ter sido filmado nos anos 80, o que leva quem é fã da trilogia anterior a ligar os pontos e ficar procurando referências. “O Tira da Pesada 4” mostra que o público de 40 anos, ou que se aproxima, é o grande consumidor, sendo quem pagava para ver filmes em locadoras e cinema, e quem se mantinha fiel a franquias que marcaram época.
O tema social ainda aparece no filme, o choque de Detroit com Bervely Hills, dentre outros temas. Como disse Rubens Ewald Filho, especialista em cinema, Eddie Murphy foi o primeiro negro a ter um papel de destaque no cinema, como no papel de trader de bolsa de valores, em filme “Trocando as Bolas”.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.