INTERNET VIA SATÉLITE É TESTADA EM AMBULÂNCIA DO SAMU

SANTA CATARINA Saúde

O objetivo inicial é manter um veículo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência conectado 24 horas por dia, com comunicação com a Central de Atendimento

Em situações de emergência médica, ter acesso à internet de alta velocidade e confiável pode fazer toda a diferença. Isso permite que as equipes médicas recebam informações da Central de Atendimento, acessem informações, consultem especialistas remotamente, compartilhem dados do paciente em tempo real e até mesmo realizem telemedicina em casos mais complexos.

Dessa forma, o governo estadual realizou o primeiro teste para verificar a efetividade do fornecimento de internet via satélite em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O teste, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, consiste na colocação de uma antena em um veículo que atende em um município da Grande Florianópolis.

O objetivo inicial é manter um veículo do Samu conectado 24 horas por dia, com comunicação direta com a Central de Atendimento. Atualmente a comunicação é realizada via rádio ou mensagens de WhatsApp e, dependendo da região, a conexão não funciona, pois a internet é inexistente.

Problema com sinal
Chamada de vídeo
– “Nosso município tem problema com sinal de internet, não temos telefone fixo em muitas localidades. Este teste acrescentará muito e vai melhorar ainda mais o atendimento desta equipe tão dedicada”, comenta a secretária municipal de Saúde de Rancho Queimado – o município do teste –, Katy Kayser.

Dependendo do resultado, o segundo passo será conectar a ambulância com os hospitais e futuramente possibilitar também que o médico realize o atendimento preliminar ao paciente via chamada de vídeo dentro da própria ambulância em casos mais simples.

O equipamento, cedido pela empresa em caráter experimental, não gerou custos e ficará em operação durante 60 dias, para testes da capacidade de comunicação e do acesso a recursos online. Depois desse período, serão elaborados pareceres sobre os resultados e benefícios obtidos.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *