GESTÃO DE RESÍDUOS: LIXEIRAS SUBTERRÂNEAS ENTRE AS APOSTAS

SÃO BENTO DO SUL

Os equipamentos impedem o acúmulo de lixo nas calçadas, proporcionando um ambiente mais limpo e organizado, e ajudam na separação de materiais

Aos poucos, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) está implementando um novo sistema de gestão de resíduos em São Bento do Sul, com a instalação de lixeiras subterrâneas. Os equipamentos impedem o acúmulo de lixo nas calçadas, proporcionando um ambiente mais limpo e organizado, colaborando, ainda, para a separação de materiais recicláveis e lixo comum.

De acordo com o presidente da autarquia, Osvalcir Peters, até o momento, duas lixeiras subterrâneas já foram instaladas na área central da cidade, e mais uma está prevista para ser instalada próximo à rodoviária no mês de junho. “Cada lixeira tem um investimento de R$ 69 mil, e a meta é instalar um total de 11 unidades do modelo, abrangendo tanto a área central quanto outros pontos do município”, destacou.

Tampa
Capacidade –
As lixeiras subterrâneas são projetadas para receber tanto resíduos orgânicos quanto recicláveis. Seu funcionamento é simples: basta abrir a tampa e depositar o material. Quando a capacidade da lixeira estiver próxima do limite, um sensor de nível alertará, e o lixo será transportado por um caminhão para o destino adequado.

Orientações
Quais –
Confirma quais são as orientações:

1. Separe os resíduos corretamente

2. Ao descartar o lixo, pressione para baixo de maneira a otimizar o espaço inteiro da lixeira;

3. Respeite os horários estabelecidos para o descarte de lixo

4. Não descarte objetos volumosos como móveis e eletrodomésticos. Estes devem ser encaminhados para o Local de Entrega Voluntária (LEV)

5. Evite descartar materiais como produtos químicos, pilhas e eletrônicos nas lixeiras subterrâneas

Horários e contato
Coleta seletiva –
A coleta seletiva no centro acontece de segunda a sábado, a partir das 7h30, e a tarde, com início às 13h30. Já a coleta convencional ocorre na área central de segunda a sábado, na parte noturna. Essa programação visa otimizar a eficiência da coleta, garantindo a manutenção da limpeza e organização nas ruas da cidade.

Caso identifique qualquer problema com as lixeiras, como transbordamento ou danificação, reporte ao responsável pelo sistema ou à administração local, através do telefone 3631-3900 (Samae).

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *