Ainda não é lei, mas está prestes a virar, com penalização de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir!
Por Eda Barboza, advogada
Briga no trânsito poderá gerar uma multa gravíssima, no valor R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir! Explicamos tudo o que está acontecendo.
Visando reduzir a violência nas estradas, esse novo Projeto de Lei (n°5130/23) prevê que as brigas no trânsito serão consideradas infrações gravíssimas.
Isso porque coloca em risco a segurança no trânsito, podendo resultar em acidentes graves. A cada hora, em média cinco pessoas morrem no Brasil por causa dessas situações, de acordo com o Ministério da Saúde.
Saúde física e mental
Efeitos – Além das lesões físicas, o estresse causado por brigas no trânsito pode ter efeitos duradouros na saúde mental. Problemas como ansiedade e estresse pós-traumático podem surgir, afetando a qualidade de vida dos envolvidos.
O objetivo dessa mudança na lei é punir aqueles que usam o veículo para intimidar outros motoristas. Manobras perigosas, perseguições e até o arremesso de objetos podem ser considerados infrações graves.
Calma!
Segurança – Então, sempre prefira manter a calma no trânsito e evitar confrontos. Respeitar as regras e agir com gentileza são atitudes que contribuem para um trânsito mais seguro e tranquilo para todos.
Dúvidas?
Especializados – Caso tenha mais dúvidas, procure agora mesmo uma equipe de advogados especializados em direito de trânsito!
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.