DIEGO ANDRADE (POLITICANDO): AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024 E A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA

POLITICANDO SÃO BENTO DO SUL

Nos próximos dias os partidos se reunirão para bater o martelo e definir quem serão os seus candidatos no pleito de outubro

Por Diego Andrade, professor

As eleições de 2024 batem à nossa porta. Nos próximos dias os partidos se reunirão para bater o martelo e definir quem serão os seus candidatos no pleito de outubro. Em São Bento do Sul, quatro nomes se apresentam como pré-candidatos: Antônio Tomazini (PL), Jaciara Machuga (PT), Luiz Sieves (MDB) e Rosemari Cândido (PP).

Consigo, esses nomes, trazem diversos candidatos à ocupar uma vaga na Câmara de Vereadores. Muitos deles baterão à nossa porta a partir do dia 16 de agosto, data do início da campanha eleitoral.

País democrático
Respeito – A nós eleitores, resta ouvir respeitosamente qualquer que seja o candidato, pois vivemos num País democrático, e a pluralidade de pensamento tem que ser respeitada. Seja qual for a vertente política do candidato, o respeito tem que estar acima de qualquer coisa.

Analisar as falas dos mesmos é essencial para que possamos decidir o nosso voto. Não podemos votar simplesmente porque é obrigatório, temos que ter em mente que a mudança que buscamos passa pelas urnas.

Seio familiar
Convivência – Para o filósofo Aristóteles, a política começa no seio familiar, na convivência entre familiares, e depois se expande para o resto da sociedade. A não ser que você seja um eremita (um indivíduo que foge completamente do convívio social), não conseguirá escapar da política.

Uso Aristóteles para exemplificar o quão a política está presente em nossas vidas, dialogamos, convencemos, e muitas vezes somos convencidos. Que possamos crescer, e consequentemente evoluir na tomada de decisões. Uma sociedade melhor passa por nossas decisões políticas.

Participe
Conhecimento – A política está na carne, no arroz, na energia elétrica, na água, no refrigerante, nos legumes que utilizamos para fazer a nossa sopa, ela está em tudo. A cobrança de impostos é uma decisão política, não há como fugir. Não se abstenha, participe de alguma forma, todos nós precisamos estar vigilantes e atuantes.

Ler bons livros, ler artigos de jornais, assistir um bom debate político, são formas baratas e fáceis de estarmos aperfeiçoando nosso conhecimento sobre política. Participe, felizmente vivemos numa democracia, na qual temos o dever de auxiliar à construção uma sociedade mais justa.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *