Corupá, que tinha 2 ocorrências, agora tem 3, conforme boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) alertam que o Estado já possui 140 casos de Febre do Oropouche em Santa Catarina. Os primeiros casos foram confirmados no final do mês de abril. Na região, Corupá tinha 2 casos no levantamento anterior, e agora tem 3.
Uma série de ações complementares serão desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com o Estado, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados (deslocamentos, sintomas, quadro clínico etc), coleta de vetores para levantamento entomológico e encaminhamento de amostras de outros pacientes para testagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.
Vetor
Sintomas – Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico.
Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede municipal de saúde. O vetor é o “mosquito-pólvora”, ou “pórvinha”, como também é conhecido o “maruím”.
Saiba mais
Boletim – Saiba mais clicando aqui.
Foto Prefeitura de São José/SC
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.