TSE FORMOU MAIORIA PELA INELEGIBILIDADE DO EX-PRESIDENTE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, pouco antes das 12h30 desta sexta-feira (30), com o voto da ministra Carmen Lúcia, para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030. A instância máxima da justiça eleitoral brasileira considerou que ele praticou abuso de poder político e indevido de meios de comunicação, durante reunião com embaixadores em meados do ano passado. Na ocasião, Bolsonaro apresentou uma série de inverdades sobre o sistema eleitoral nacional.
O julgamento, que começou no dia 22, refere-se à analise de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) do Partido Democrático Trabalhista (PDT), aberta após a referida reunião de 2022. Votaram pela inelegibilidade os ministros Benedito Gonçalves (relator do caso), Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares e Carmen Lúcia .O ministro Raul Araújo foi o único a votar contra, até agora.
Ainda faltam votos
Com o placar em 4 x 1 pela condenação de Bolsonaro, ainda faltam os votos os ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes – este, presidente do TSE, mas, independentemente da posição deles, a Justiça Eleitoral já formou maioria para condenar o ex-presidente.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.