WILSON DE OLIVEIRA NETO (A HISTORICIDADE DAS COISAS): O PRIMEIRO OURO OLÍMPICO E A RELAÇÃO COM SÃO BENTO DO SUL

A HISTORICIDADE DAS COISAS SÃO BENTO DO SUL

O Brasil envia suas delegações desde as competições realizada em Antuérpia, Bélgica, em 1920

Por Wilson de Oliveira Neto, historiador

No próximo dia 26, ocorrerá a cerimônia de abertura dos Jogos da XXXIII Olimpíada, em Paris. Até o dia 11 de agosto, a capital francesa será, novamente, a capital mundial do esporte. A primeira vez foi, exatamente, há cem anos, no dia 5 de julho de 1924.

Desde 1896, os Jogos Olímpicos são o mais importante evento desportivo internacional e o Brasil envia suas delegações desde as competições realizada em Antuérpia, Bélgica, em 1920. A única ocasião em que os atletas brasileiros não participaram de um evento olímpico foi em 1928, em Amsterdã, nos Países Baixos.

Delegação com 21 atletas
Tiro esportivo –
Para os Jogos Olímpicos de 1920, o Brasil enviou uma delegação com 21 atletas, que disputaram três modalidades, esportes aquáticos, remo e tiro esportivo, sendo nessa última em que os atletas brasileiros conquistaram as primeiras medalhas olímpicas do Brasil.

Foi no tiro esportivo em que foram conquistas as medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, nas provas de pistola rápida, pistola livre e pistola livre em equipes. O então 1º Tenente do Exército Brasileiro, Guilherme Paraense (1884-1968), com uma pontuação de 274 de 300 pontos, ficou à frente do atleta estadunidense Raymond Bracken, que de forma cavalheiresca, cedeu à equipe brasileira 2 mil cartuchos para revólveres 38 e 50 alvos, após nossos atletas terem parte do seu equipamento furtado, quando chegaram em Bruxelas.

São Bento do Sul
Tudo a ver
– Aos 36 anos de idade, Paraense foi o primeiro medalhista de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos, em um esporte que tem tudo a ver com a cidade em que moro, São Bento do Sul. Oxalá, a partir do próximo dia 26, o Brasil conquiste novas medalhas de ouro para enriquecer nossa história olímpica.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *