PLANTA AGE COMO REPELENTE NATURAL DE INSETOS
A Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Bento do Sul promoveram nesta sexta-feira (23) uma ação de replantio de mudas de citronela. Essa iniciativa faz parte do projeto “Barreira verde: Plantando a prevenção”, cujo objetivo é a distribuição gratuita de mudas de citronela e ensino de um repelente de insetos natural à base da planta.
A primeira etapa da ação será um evento de conscientização e distribuição gratuita das mudas no bairro Rio Vermelho Estação, com abordagem lúdica através do grupo de teatro dos agentes de endemia do município. A intenção é que, quando as plantas crescerem, sejam fornecidas à comunidade, juntamente com instruções para a produção de repelentes naturais à base de citronela.
“Depois que as plantas crescerem, a ideia é distribuir e ensinar a população a fazer o repelente natural, pois a citronela tem um cheiro característico que pode afastar insetos”, comentou o secretário de Saúde, Marcelo Marques.
Controle
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Ermínio Grein, destacou que essa estratégia de prevenção envolve toda a população. “O controle dos insetos não se limita ao individual, mas sim às formas de controle na coletividade e exige esforço de toda a sociedade. O município adotará uma estratégia de combate e precisa do comprometimento da população”, destaca.
Além das secretarias envolvidas, alguns estudantes do segundo ano de Direito da Univille – campus São Bento do Sul prestam auxílio na sua execução.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.