Wilson de Oliveira Neto: A PRIMEIRA COMPETIÇÃO OLÍMPICA, HÁ MUITOS E MUITOS ANOS, NA ANTIGA GRÉCIA

A HISTORICIDADE DAS COISAS SÃO BENTO DO SUL

Ela foi realizada em 776 a.C., em Olímpia, na região do Peloponeso; surgida a partir de festas agrícolas celebradas em honra aos deuses Zeus e Hera

Por Wilson de Oliveira Neto, historiador

2024 é ano de Jogos Olímpicos. Pela segunda vez, a cidade de Paris sediará uma Olimpíada. A primeira, foi há cem anos, poucos anos após o fim da Primeira Guerra Mundial. As Olimpíadas são o evento esportivo mais importante do mundo e sua realização envolve um rigoroso processo de escolha das cidades-sede e enormes somas de dinheiro e pessoas. Os Jogos Olímpicos modernos surgiram durante o final do século 19, através da iniciativa do Barão de Coubertin, porém suas origens encontram-se no antigo mundo grego.

Embora a Grécia tenha sido a terra de origem da filosofia e da ciência teórica, os gregos eram muito religiosos e, tal como sugere o historiador Paul Veyne, eles acreditavam em seus mitos e mitologias. As práticas religiosas gregas envolviam cultos privados e públicos, além de inúmeros festivais e práticas corporais, entre os quais se destacam os Jogos Olímpicos.

Corrida a pé

Pentatlo – A primeira competição olímpica foi realizada em 776 a.C., em Olímpia, na região do Peloponeso. Ela surgiu a partir de festas agrícolas celebradas em honra aos deuses Zeus e Hera. Na ocasião, houve apenas uma prova de corrida a pé. Com o tempo, novas modalidades foram incorporadas, como por exemplo, as corridas de bigas e quadrigas, as lutas e o pentatlo.

No seu auge, atingido por volta de 470 a.C., os Jogos Olímpicos duravam cinco dias e tornaram-se o principal evento público do mundo grego, sendo, inclusive, referência para o seu calendário. Aliás, cabe aqui um esclarecimento sobre os termos Jogos Olímpicos e Olimpíadas, os quais tomamos por sinônimos. O professor Victor Andrade de Mello ensina que, Olimpíada, no contexto do mundo antigo, corresponde aos quatro anos que antecedem as edições dos Jogos Olímpicos.

Certames da Antiguidade

Coroas de oliveiras – Os certames da Antiguidade atraíam uma legião de fãs e atletas de todo o mundo grego. Durante os jogos, dirigiam-se para Olímpia cerca de 50 mil pessoas, entre espectadores e competidores, estes últimos longe de ser meros amadores. Também pudera, junto com as famosas coroas de oliveiras, os vencedores recebiam substanciosos prêmios materiais, favores políticos e demais honrarias em suas cidades de origem.

Os Jogos Olímpicos desapareceram por volta do século 4 d.C. Porém, séculos mais tarde, eles inspiraram Coubertin, que os recriou. Tal como no passado, eles continuam a atrair a atenção das pessoas e a alimentar as esperanças de atletas de todo o mundo.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *