O Papa Leão XIII faz parte das aulas de História da Educação Básica
Por Wilson de Oliveira Neto, historiador

Nas semanas recentes, uma das frases mais aguardadas pelos católicos de todo mundo foi Habemus Papam, em português, “Temos um Papa”. Com o falecimento do então Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), no último dia 21, foi iniciado um novo processo de eleição papal, que resultou na escolha do Cardeal Robert Francis Prevost, que assumiu o trono de São Pedro com o nome de Leão XIV.
Para os entendidos das práticas e representações católicas, a escolha do nome papal não ocorre por acaso. Como tudo que envolve o Catolicismo, há importantes aspectos simbólicos envolvidos com essa escolha, sendo um deles uma certa ideia de identidade ou de retomada com o papado exercido pelo último papa que assumiu o nome religioso escolhido pelo recém-eleito. No filme “Conclave”, de 2024, comenta-se que todos os cardeais já escolheram, mesmo que secretamente, seus respectivos nomes papais, na esperança de um dia serem eleitos.
Referência
Conclave de 1878 – Leão XIV é uma referência a Leão XIII, cardeal Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi (1810-1903), eleito no conclave de 1878, sendo sucessor do Papa Pio IX. Entre outros fatos, Leão XIII é considerado o segundo papa mais longevo da história, morto aos 93 anos de idade, ficando atrás somente de Bento XVI, falecido aos 95 anos, em 2022.
Leão XIII faz parte das aulas de História da Educação Básica, pois foi o responsável pelo surgimento da Doutrina Social da Igreja, um conjunto de ensinamentos coerente com a doutrina católica que aborda o bem comum e a dignidade humana. Embora a Doutrina Social da Igreja esteja relacionada ao patrimônio intelectual católico, que remonta aos primórdios do Cristianismo e aos mestres da Igreja, é considerado seu marco fundador a publicação da encíclica Rerum Novarum, em 1891, escrita por Leão XIII.
Contexto – A Doutrina Social da Igreja surgiu em um contexto marcado pela expansão da industrialização e urbanização no Hemisfério Norte, em particular, na América Anglo-Saxônica e na Europa Ocidental. Foi também um tempo de nacionalismos e unificações nacionais, assim como de pugnas entre as ideologias políticas vigentes na época.
Um tempo de conflitos políticos e sociais motivados por relações assimétricas de poder político e econômico, de miséria e radicalização. Diante desses fatos, qual seria a ordem social justa? Não se tratou de misturar religião com política, mas de produzir saberes necessários para um mundo melhor e para o maior número possível de pessoas.
Nível simbólico
Valores – Ao adotar o nome Leão XIV, o novo Papa, pelo menos em nível simbólico, comprometeu-se em retomar esses e outros valores que fundamentam a Doutrina Social da Igreja, que embora distante no tempo, continua atual.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.