UTILIZADO POR EMPRESAS DE S. BENTO, PORTO BATE RECORDE

SANTA CATARINA

Foi registrado um aumento de 34% na movimentação de mercadorias na comparação com 2022, com 16,9 milhões de toneladas no ano passado

O Porto de São Francisco do Sul, utilizado por empresas de São Bento do Sul e região, teve um aumento de 34% na movimentação de mercadorias na comparação com 2022. Foram 16,9 milhões de toneladas em 2023. O resultado representa o recorde histórico na movimentação anual do terminal portuário do Litoral Norte catarinense, superando os 13,6 milhões de toneladas de 2021, o melhor rendimento até agora.

O balanço final de 2023 foi possível a partir da divulgação, pela autoridade portuária, esta semana, da movimentação do mês de dezembro, que alcançou 1,6 milhão de toneladas, o segundo melhor mês do ano, ficando atrás de agosto (1,8 milhão). O resultado de dezembro significou um aumento de 71%, quando comparado com o mesmo mês de 2022 (938 mil toneladas). Assim, a movimentação de 2023 (16,9 milhões de toneladas) superou em 34% o ano de 2022 (12,6 milhões).


Investimentos

Administração – “Podemos destacar os investimentos públicos, realizados com receita própria do porto, para aquisição e recuperação de equipamentos – balanças rodoviárias e ferroviárias e shiploaders –, manutenção de vias internas de circulação de veículos de carga e a abertura do novo acesso, com três balanças completamente automatizadas”, explica o presidente do porto, Cleverton Vieira.

Ele ressalta, também, a profissionalização da administração, com a consolidação do sistema de gestão integrado a partir das certificações ISO 9001 e 14001, além da obtenção da permissão para exportar milho à China e o início da licitação para contratação de derrocagem de rocha no cais.

Exportação versus importação

Balança comercial – As exportações foram responsáveis por 60% do fluxo de produtos que passaram pelo Porto em 2023, com 10,2 milhões de toneladas. Os maiores volumes operados no ano foram de grãos, com 9,6 milhões de toneladas (soja, 5 milhões, e milho, 4,6 milhões), seguido pelo óleo vegetal (250 mil litros) e madeiras, (196 mil toneladas). As importações alcançaram 6,7 milhões de toneladas, com destaque para as bobinas e barras de aço (3,5 milhões) e fertilizantes (2,8 milhões).

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *