SÃO BENTO ANUNCIA A CRIAÇÃO DA CAUSA DO AUTISTA

SÃO BENTO DO SUL

Unidade contará com atendimentos especializados, respeitando as particularidades dos pacientes

O governo são-bentense reuniu nesta semana representantes da Associação de Amigos dos Autistas (AMA) para apresentação da proposta de uma nova política pública voltada à causa autista. O projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores nos próximos dias, com o objetivo consolidar um programa amplo e permanente, por meio de lei municipal.

A proposta integra ações inter-setoriais, reunindo esforços de diversas áreas da gestão pública para garantir um atendimento mais eficiente e especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A cada ano cresce o número de diagnósticos, e precisamos estar preparados para oferecer o suporte necessário às famílias. A construção dessa política é um passo importante para isso”, destacou a administração municipal.

Avanço
Referência –
Um dos principais avanços anunciados é a criação da Casa do Autista, que será a segunda estrutura do tipo em Santa Catarina. A unidade contará com atendimentos especializados e contínuos, respeitando as particularidades de cada paciente, conforme seu grau e nível de autismo. A Casa do Autista será referência em atendimento multiprofissional, com atuação de fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Um edital já foi lançado para contratação da equipe técnica responsável pelos atendimentos. O pregão está previsto para o dia 25 de abril, com expectativa de início das atividades cerca de 40 dias após a definição da empresa vencedora.

Educação e inclusão
Atualmente –
Hoje, São Bento do Sul conta com 22 Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro da Rede Municipal de Ensino. A intenção é que, com a aprovação da nova política pública, o atendimento seja ainda mais ampliado e fortalecido, sempre em consonância com a base jurídica e as diretrizes do novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por meio do qual o município assume a responsabilidade pelo atendimento contínuo e de qualidade à população autista.

União
Criação –
A criação dessa política pública demonstra o compromisso do poder público em abraçar a causa autista, construindo, com o apoio da sociedade civil, um novo planejamento que visa corrigir falhas e melhorar significativamente o atendimento às pessoas com TEA.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *