“Gastronomia Identitária” percorreu 10 municípios catarinenses, inclusive Campo Alegre
“O sabor do bicentenário da colonização germânica: gastronomia típica é legado geracional no Sul do Brasil”. Com esta chamada, a CNN Brasil veiculou recentemente uma reportagem sobre o projeto “Gastronomia Identitária”, que percorreu 10 municípios catarinenses, inclusive Campo Alegre, para mapear a cadeia produtiva de pratos típicos originários em países como Alemanha, Áustria e Suíça. A reportagem do jornalista Marco Antonio Mendes fechou o telejornal PrimeTime, com apresentação de Márcio Gomes.
“Uma equipe de pesquisadores embarcou em uma jornada saborosa pelo Sul do Brasil, região onde as principais colônias alemãs se estabeleceram, para explorar o legado culinário que continua vivo e desperta curiosidade sobre as histórias por trás de cada receita”, descreve a reportagem, disponível pelo canal da CNN no YouTube.
Locais
Visitas – Entre os locais visitados pelo projeto, a CNN destacou a Casa Rux e a Strudelhaus de Jaraguá do Sul, o Biergarten Pomerânia, de Pomerode, e o Açougue Duvoisin, de Joinville. Também mostrou produtos do Açougue Bosse, de Corupá, e do café colonial Delícias da Lola, de Campo Alegre. A reportagem traz o depoimento da coordenadora geral do projeto, a produtora cultural Marisa Toledo.
Documentário e livro
Em outubro – No final de outubro, a equipe do projeto Gastronomia Identitária lança um documentário, um livro e um site sobre o trabalho.
Assista
YouTube – A reportagem da CNN está disponível abaixo.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.