PRESENTE EM SÃO BENTO, UNIVERSIDADE PÚBLICA ADOTA DIPLOMA DIGITAL

SANTA CATARINA

Medida trará mais agilidade para a comunidade acadêmica, segurança contra fraudes e redução de custos, afirma a Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que tem unidade em São Bento do Sul, passou a adotar, neste semestre, o diploma digital para os cursos de graduação, disponibilizado diretamente no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) utilizado pela universidade. A medida trará mais agilidade para a comunidade acadêmica, segurança contra fraudes e redução de custos para a universidade.

A emissão do diploma digital visa atender às exigências do Ministério da Educação (MEC) – que torna obrigatória a expedição do diploma digital pelas Instituições de Ensino Superior (IES) – e do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), além de ser uma demanda das secretarias de ensino de graduação e de pós-graduação dos centros da universidade.

Desburocratização

Egressos – “Este é mais um importante avanço para desburocratizar e agilizar o processo de registro dos diplomas, com mais segurança para a instituição e facilidade de acesso por parte dos egressos ao seu documento a qualquer tempo. Ficamos muito felizes em viabilizar esta inovação para a nossa universidade”, afirma a pró-reitora de Ensino, Gabriela Mager.

Um Grupo de Trabalho (GT) instituído em 2021 estuda desde então sobre a implementação dessa alternativa de diplomação na universidade, a partir de solicitação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

O layout foi estudado e elaborado pelo Laboratório de Design (LabDesign) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da universidade, sob orientação da professora Priscyla Falkenburger Melleu.

Nova medida
Primeiros –
Em dezembro de 2023 foram emitidos os dois primeiros diplomas digitais para acadêmicas do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) que realizaram colação de grau em gabinete. Para as turmas que colaram grau a partir de fevereiro deste ano, também passa a valer a nova medida.

Procedimento de emissão
Agilidade –
O procedimento de emissão continua o mesmo: as secretarias de ensino de Graduação geram o pedido em um prazo de até 60 dias após a colação, e a Proen tem mais 60 dias de prazo para emissão do documento.

A Coordenação de Registro de Diplomas e Certificados ressalta que o novo procedimento trará mais agilidade na emissão, além de redução de trabalho com os pedidos de checagem de diplomas e maior segurança com a possibilidade de verificação pelos interessados diretamente no portal do MEC.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *