PAULO SCHWIRKOWSKI (FLORA SBS): O CAMBOATÁ-VERMELHO, COM FOLHAS USADAS NA MEDICINA POPULAR

FLORA SBS SÃO BENTO DO SUL

É uma espécie recomendada para arborização urbana e reflorestamentos de reservatórios e matas ciliares

Por Paulo Schwirkowski, pesquisador botânico

Nomes populares: Camboatá-vermelho, arco-de-barril, arco-de-peneira, camboatá, covatã, rabo-de-bugio, cubantã, arco-de-pipa. Nome científico: Cupania vernalis Cambess. Sinônimos. Família: Sapindaceae. Tipo: Nativa, não endêmica do Brasil. Descrição: Árvore com até 9 m de altura, perenifólia, com folhas alternas, compostas, pinadas, com até 18 folíolos. Os frutos são do tipo seco e deiscente.

Características. Floração / frutificação: Dispersão. Habitat: Ocorre em diferentes extratos da floresta, comportando-se às vezes como uma espécie esciófita. Distribuição geográfica. Ocorrências confirmadas: Norte (Amazonas, Pará), Nordeste (Bahia), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina)

Domínios Fitogeográficos
Onde –
Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica. Tipo de Vegetação: Cerrado (lato sensu), Floresta Ciliar ou Galeria, Floresta de Terra Firme, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (= Floresta Pluvial) (CUPANIA, 2019). Etimologia. Propriedades fitoquímica/Fitoterapia: As folhas são utilizadas na medicina popular para o tratamento da hipertensão.

Fitoeconomia: A madeira, de cor vermelha, é utilizada em construções internas, confecção de varas leves e marcenaria, adquirindo facilmente o polimento, no entanto, a madeira resiste pouco tempo.

É uma espécie recomendada para arborização urbana e reflorestamentos de reservatórios e matas ciliares. As sementes são utilizadas em artesanatos em algumas comunidades indígenas.

Injúria
Comentários –
Para coleta de sementes é recomendável retirar os frutos diretamente da árvore e deixá-los expostos ao sol para completarem a abertura e liberarem as sementes. Não há necessidade de remover a parte carnosa. Para quebra de dormência das sementes é recomendável fervê-las em água quente (50° C) por 5 minutos. Na língua Guarani está espécie é chamada de yvata’y.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *