PATRIMÔNIO HISTÓRICO FOI DESTAQUE EM SÃO BENTO DO SUL

SÃO BENTO DO SUL

VISITA AO CASARÃO EICHENDORF E PEDAL FORAM REALIZADOS

No fim de semana foi realizado o projeto “Tesouros do Nosso Caminho”, com visita à Casa Eichendorf, na Estrada Dona Francisca. A iniciativa da Fundação Cultural de São Bento do Sul objetiva enaltecer e compartilhar a herança cultural da região. Durante dois dias, o casarão tombado pelo patrimônio federal abriu suas portas para a visitação pública, proporcionando aos presentes uma verdadeira imersão no passado.

Os visitantes puderam desfrutar de atrações, incluindo feirinha de artesanato que exibiu talentos locais, exposição fotográfica retratando a evolução de alguns pontos do município ao longo dos anos e um vídeo da história do imóvel. A Fundação Cultural planeja promover oficinas de arte, artesanato e aulas de música nas atividades na Casa Eichendorf.

Lágrimas – Para alguns presentes, a visita foi um mergulho na memória afetiva, como no caso dos netos do casal fundador da casa, Josefina e Gustav Eichendorf: o senhor Herbert Schroeder, de 86 anos, e a senhora Ilse Roepcke, de 85 anos.

Emocionada, dona Ilse compartilhou suas memórias, revelando que viveu na casa durante duas décadas ao lado de sua mãe, avós e tios. “Eu vivi vinte anos nessa casa, cresci aqui com minha mãe e meus tios”, disse ela, com lágrimas nos olhos. Já o senhor Herbert, mesmo não tendo residido na casa, compartilhou suas próprias lembranças afetuosas: “Eu vinha todo final de semana aqui almoçar com meus avós, tratava os animais e colhia milho com eles”.

Ciclistas – Também no fim de semana, a Fundação Cultural promoveu um evento para celebrar o Dia Nacional do Ciclista e a Semana do Patrimônio Histórico. O “Pedal da Rota do Patrimônio” reuniu mais de 50 ciclistas em um passeio por mais de 30 imóveis Tombados. Eles pedalaram 23 quilômetros.

A pedalada teve sua partida na escadaria da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, um dos ícones arquitetônicos do município. A partir dali, os participantes tiveram a oportunidade de explorar os imóveis históricos da região central da cidade, seguindo em direção à Estrada Dona Francisca.

Um momento especial ocorreu com uma parada estratégica na própria Casa Eichendorf, onde os ciclistas puderam desfrutar de uma feira de artesanato e visitar a exposição “Ontem e Hoje”, que ofereceu uma perspectiva única da evolução da cidade ao longo dos anos.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *