Educadores, sim, pois toda a sociedade e a vida educam, não somos bolhas envoltas unicamente pela família
Por Mariano Soltys, filósofo e professor
Nesta semana houve uma formação para professores em escolas, e os mesmos merecem toda a homenagem. Nobres de saber, conversando sobre literatura brasileira, dentre outros temas, sobre Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Clarice Lispector e outros autores – nisso já se mostra o alto nível dos educadores. Nada doutrinadores, mas, sim, especiais formadores para a vida, para a cidadania e para o trabalho.
Educadores. Educadores, sim, pois toda a sociedade e a vida educam, não somos bolhas envoltas unicamente pela família. Mas a família é o centro, e sempre falei para alunos respeitarem os pais. A formação dos professores teve uma reviravolta, ademais, pelos novos diretores que assumiram seus postos, assim renovando a forma de trabalhar das escolas, no caso estadual.
Ensino híbrido
Reforma – O reencontro de colegas também se fez com métrica profissional, ou deontologia, e assim revelou o equilíbrio até agora presente no campo educacional. Uma reforma educacional nesse ano é o ensino híbrido, no qual se dedicará um dia ou mais a fim de os alunos aprenderem em casa, sendo que o professor fará atividades online, ou não, a fim de nesse dia eles terem atividade.
Os professores de filosofia e sociologia, como sempre, movimentaram as coisas, fornecendo mais críticas e sugerindo melhorias, na escolha de palestras e da formação no geral. A semana que antecede as aulas, de qualquer modo, vem sendo bem trabalhada pelo corpo pedagógico – e, onde participei, na Escola Carlos Zipperer Sobrinho, foi exemplar e acolhedora.
Podcast sobre livro de Daniel
Impérios – O livro de Daniel da Bíblia rende boas profecias e reflexões sobre impérios, reis, governos, abusos em perseguição contra a fé do povo de Deus. Sobre aspectos mais históricos disso conversei com o professor Jeferson Michels, o qual me deu uma aula sobre eventos relacionados ao que está na Bíblia, partindo de eventos históricos.
Essa relação chegou a certo ponto indo além de rei Nabucodonosor, mas chega até Alexandre, tendo uma bela reflexão e detalhes curiosos, como o desafio do povo indiano, bem como o aspecto artístico, cultural e mesmo filosófico envolvendo o Grande.
Outros fatos históricos
Personagens – No mais, o assunto entrou em outros fatos históricos mais recentes, e o Anticristo, ou outros aspectos, se viu apontado em outros personagens, que abusam do poder e vão contra a humanidade.
O sonho do rei também leva à psicologia – e professores mostraram também desenvoltura em pensar sobre suas leituras e estudos. Para quem gosta de profecias, o podcast com professore Jeferson foi sensacional e é uma boa indicação.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.