MAURÉLIO MACHADO (POETEIRO DE RUA): CORAÇÃO PARTIDO

POETEIRO DE RUA

Confira os versos do nosso poeta de São Bento do Sul

Por Maurélio Machado/Poeteiro de Rua

Choro de rebento nascido do ventre dolorido
Alegria contida de mãe no casebre gelado
Ah! e o vento, e a chuva e o coração partido
Pai ausente, distante, inconstante, sumido…
Anjo nascido da dor, quase só, em braço materno
Apresentado ao mundo, frágil, miúdo menino

Criaturas
Castelos –
Criaturas duas, sôfregas: uma sobrevivendo ao inferno. outra, a criança, rumo ao imponderável destino. A infância milhares de tons coloridos, no passado distante o sonho de castelos imponentes, realeza, duendes e cavaleiros riachos de corredeiras borbulhantes, correndo constante nas matas, entre árvores, a perder-se nos desfiladeiros.

E ora jovem relembra da infância: que aventura vivida, recordações da professorinha, colegas, em nome de uma nação, sem razão, vil nazismo então se criou e as lágrimas, ao sangue e à morte inocentes caíram em vão.

Raízes
Travessuras –
Houve, sim, enfrentamentos terríveis, aliança entre países, que em nome da democracia e paz para a humanidade, uniram-se forças expedicionárias de inúmeras raízes, mas que também mataram em nome da vida e liberdades, das estórias e travessuras, dos amigos que se foram para outros confins da vida.

Passagens prematuras
Inquietude –
E muito, muito da mãe, do irmão: passagens prematuras.

E a inquietude juvenil de soberbos ideais, em correrias à amores passageiros, desafiando a todos os desafetos: rixas, brigas, gritarias, sangue, naqueles alucinados dias: fatos registraram-se como sonhos e, sonhos fatos concretos.

Sinistro relógio
Tempo –
O sinistro relógio do tempo as barbáries da guerra implantaram apocalíptico calvário aos humildes da humanidade de então, em nome de uma nação, sem razão, vil nazismo então se criou e às lágrimas, ao sangue e à morte inocentes caíram em vão.

Houve, sim, enfrentamentos terríveis, aliança entre países, que em nome da democracia e paz para a humanidade, uniram-se forças expedicionárias de inúmeras raízes, mas que também mataram em nome da vida e liberdade.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.