MARIANO SOLTYS (FILOSOFIA NO SUL): FESTIVAL DE INVERNO, LITERATURA E FILOSOFIA

FILOSOFIA DO SUL SÃO BENTO DO SUL

Clóvis de Barros Filho estava perfeitamente alinhado ao público

Por Mariano Soltys, filósofo e professor

No fim de semana passado, fomos coroados com eventos culturais na cidade de Campo Alegre, além de prestigiado São João que ocorreu na Igreja Católica do bairro Oxford, eventos que tive alegria de contemplar. Em Campo Alegre, teve a primeira feira literária, bem como a palestra de Clóvis de Barros Filho, que, mesmo com frio, demonstraram grandes apresentações e marcante presença.

Conheci e tornei-me amigo de escritores de Balneário Piçarras, os quais adquiri livros, sendo muito simpáticos e prestativos, além do conteúdo ser significativo, como uma obra “Psicanálise” (Fundamentos), de simpático professor aposentado baiano, Paulo Fernando da Glória Real, que traçava informações sobre sua terra natal, com minha esposa, também baiana.

Um bom livro
Prestativo –
Um bom livro também foi do escritor Fabinho Henschel, que igualmente foi muito prestativo e que faz um labor engajado, tanto em acessibilidade quanto em política, conforme acompanhei em suas redes sociais, com o livro “Pequenas Asas”.

Espero que os escritores de São Bento sejam também presentes em próximas feiras literárias, assim como os de Joinville, que vi estarem presentes, a fim de comemorar o talento literário de nossa região, demonstrando que também possuímos bons filósofos.

Alinhado
Linguajar singular –
Falando em filosofia, Clóvis de Barros Filho estava perfeitamente alinhado ao público, com uma linguagem, ou linguajar singular, não economizando papas na língua, para se referir a vida, ao ofício de professor, ao qual me identifiquei. Momento marcante foi quando ele disse que o aconselham em ser político ou senador, dizendo ele que se sente melhor em ser professor, e que ele é professor de senador.

No mais ele tratou de temas como os jogadores de futebol, citando o bom desempenho de times brasileiros, em comparação a europeus, e usando a analogia que os jogadores de lá têm diarreia, como qualquer pessoa.

Outras vivências
Saber –
No mais outras vivências foram citadas, de modo a aumentar a estima do público, numa mensagem de pensamento positivo e motivação. Pena não poder encontrar e trocar algum saber filosófico com Clóvis, mas lembro dele sempre com algum curso de Ética, no passado, e assim eu poderia o presentear com, minha obra “Axiologia”, que trata de ética. Espero que seja o primeiro de grandes medalhões da filosofia nacional.

São João
Igreja –
No fim do dia fui para o São João da Igreja de Oxford, e estava lotado o evento, com público, boa participação e ótima organização. Uma festa religiosa e demonstração de fé, um bom evento Católico.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.