CASOS AUTÓCTONES DE DENGUE CONFIRMADOS EM SÃO BENTO

SÃO BENTO DO SUL

Conforme o Centro de Vigilância em Saúde (CVS), doença foi contraída no próprio município desta vez

Foram confirmados nesta terça-feira (2) os dois primeiros casos autóctones de dengue em São Bento do Sul, ou seja, que foram contraídos no próprio município. Conforme o Centro de Vigilância em Saúde (CVS), ainda constam outras 51 outras ocorrências de cidadãos que pegaram a doença em outros locais, somando 53 casos.

A diretora do CVS, Silvana Bianco Bauer, frisa que este novo fato acende um alerta no município. “Foram dois casos que investigamos e identificamos que foram transmitidos localmente. Isso significa que precisamos ficar mais alertas ainda com possíveis criadouros do mosquito”, disse Silvana.

Altos índices
Emergência –
Outra informação importante é para que as pessoas que irão viajar a outros municípios se protejam, utilizando repelentes e evitando cidades com altos índices de contaminação.

“Importando estes casos, o sistema de saúde local acaba ficando sobrecarregado. A fim de evitar isso, a prevenção é essencial perto ou longe de casa. Santa Catarina está em situação de emergência”, solicita o secretário de Saúde, Marcelo Marques. 

Diariamente a equipe do setor de Controle de Vetores e Entomologia, que realiza as ações de combate à dengue, fiscaliza pontos que possam originar novos locais de proliferação, sendo que já foram apontados 70 focos do mosquito.

Sintomas
Diagnóstico –
Em caso de apresentar sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

“Não tente fazer o diagnóstico sozinho. A febre, que é o marco principal da dengue, pode até ser sinal de uma outra doença, mais ou menos grave, e o médico vai ajudar você a tomar as medidas terapêuticas mais adequadas”, observou o médico-infectologista Luiz Felipe Moreira. 

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *