O fato dos gatos terem vida livre tem riscos de outras doenças infeciosas também
Por Carolina Cristofolini,
médica-veterinária
FIV é o nome dado para Feline Immunodeficiency Virus, ou Vírus de Imunodeficiência Felina, em tradução livre. A doença é causada por um vírus que age lentamente. Então, o gato positivo para FIV tem a imunidade baixa, o que compromete o seu sistema imunológico. Assim, o pet se torna vulnerável a diversas outras infecções secundárias.
O modo de ação do vírus da imunodeficiência felina é, de certa forma, parecida com o que o vírus HIV faz com seres humanos. Por isso, a referência popular de Aids felina.
Já a FELV é a Feline Leukemia Virus ou a Leucemia Felina, em português. Condição bastante conhecida por ser uma das principais causas de morte em gatos.
Assim como a FIV, a doença também compromete o sistema imunológico dos animais. Um gato positivo para FeLV, fica mais sensível a infecções em geral, como anemia e tumores. A doença é exclusiva em gatos, ou seja, não afeta seres humanos nem outros animais, como cães.
Vacina V5
Adulto – A prevenção da FELV pode ser adquirida através da vacina V5, que é uma vacina administrada em três doses quando o gato é filhote e duas doses quando já é adulto e todo ano é necessário realizar o reforço dessa vacina.
Já a Fiv, ainda não existe vacina para prevenir, mas é importante cuidar para o gato não ter contato com outros gatos infectados, castrá-lo e manter o mais dentro de casa possível. Pois o fato dos gatos terem vida livre tem riscos, não somente da FIV e FELV, mas de outras doenças infeciosas também.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.