CAROLINA CRISTOFOLINI (VETERINANDO): TELEMEDICINA COMO INOVAÇÃO VETERINÁRIA

SÃO BENTO DO SUL VETERINANDO

A telessaúde é uma ferramenta, não uma disciplina separada dentro da profissão

Por Carolina Cristofolini,
médica-veterinária

A telemedicina veterinária é o uso de telecomunicações e tecnologias digitais para fornecer e aprimorar serviços veterinários, incluindo informações de cuidados médicos e orientação ao tutor.

A telessaúde é uma ferramenta, não uma disciplina separada dentro da profissão, sendo uma extensão da prática veterinária que inclui qualquer interação entre clientes, pacientes e seu círculo de atendimento que ocorre remotamente.

No Brasil, a telemedicina veterinária foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) através da resolução nº 1465/2022, que define os parâmetros e requisitos necessários para o atendimento médico-veterinário on-line. De acordo com a resolução do CFMV, estão incluídas as seguintes modalidades.

São elas
Quais –
São estas as modalidades incluídas.

Teleconsulta – Profissional e paciente não estão localizados em um mesmo ambiente.

Telemonitoramento – Acompanhamento contínuo à distância. Permitido em três situações: após atendimento presencial anterior; durante a recuperação de procedimento; ou casos de tratamento de doenças crônicas.

Teletriagem – Situações que a critério do Médico-Veterinário indiquem a possibilidade da teleconsulta ou de atendimento presencial.

Teleorientação – Inicia-se à distância, pode virar uma teletriagem, com indicação para procurar uma clínica/hospital veterinário ou agendar atendimento com um especialista.

Teleinterconsulta – entre médicos-veterinários para troca de informações e opiniões com a finalidade de promover o auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Telediagnóstico – Visa a transmissão de dados e imagens para serem interpretados à distância entre médicos-veterinários.

Importância
Presencialmente –
A telemedicina não exclui a importância de levar seu animalzinho ao veterinário presencial quando houver alguma emergência, ou para realizar exames de rotina. Porém, é um grande aliado para prestar assistência digital dentro dos padrões técnicos e condutas éticas aderentes à resolução.

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