A castração é um ato de amor e cuidado; é a forma mais segura de esterilizar seu animal de estimação
Por Carolina Cristofolini,
médica-veterinária
A castração de cães e gatos é um ato de amor e cuidado. É a forma mais segura de esterilizar seu animal de estimação, pois, uma vez que a cirurgia é realizada, causa imediatamente a perda irreversível da capacidade reprodutiva, diminui os hormônios que provocam o cio, apresentam uma alteração positiva no seu comportamento – principalmente em machos – sofrendo uma perda de libido, reduzindo a agressividade e territorialidade. Também previne o abandono, a superpopulação de animais vivendo na rua, brigas, entre outros benefícios.
Mas e a idade certa?
6 ou 8 meses? – Muitos profissionais dizem que a melhor idade para realizar a castração tanto em machos quanto em fêmeas é quando o animal completa 6 meses, porém, há relatos, principalmente em fêmeas, de incontinência urinária decorrente da má formação dos aparelhos do trato urinário quando são castradas precocemente, ou seja, antes do primeiro cio.
Aparelho reprodutivo
Períodos – Portanto, é indicado que a orquiectomia (machos) e ovariohisterectomia (fêmeas) seja realizada após os 8 meses de idade, ou após o segundo cio em fêmeas, assim, nesse período, tanto fêmeas quanto machos, felinos ou caninos, devem estar com o desenvolvimento completo do aparelho reprodutivo e urinário.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.