CAROLINA CRISTOFOLINI (VETERINANDO): DOENÇA DO CARRAPATO EM CÃES E SEUS PERIGOS

SÃO BENTO DO SUL VETERINANDO

As erliquioses são provocadas por bactérias do gênero Ehrlichia

Por Carolina Cristofolini,
médica-veterinária

As erliquioses são doenças infecciosas transmitidas por carrapatos, sendo provocadas por bactérias do gênero Ehrlichia. A erliquiose é considerada como a afecção parasitária mais transmitida por carrapatos aos cães de todas as raças, sexo e idade.

Quando essa bactéria invade a corrente sanguínea do seu pet, ela tem como alvo as células de defesa, os glóbulos brancos, enfraquecendo assim todo o sistema imunológico dele. O cão fica debilitado, com anemia, podendo apresentar outras doenças já que o sistema imunológico fica comprometido.

Alguns sintomas
Identificação –
Alguns sintomas da doença que podem ser identificados pelo tutor:

-Apatia;
-Perda de peso;
-Falta de apetite;
-Febre;
-Mucosas esbranquiçadas;
-Alterações nos olhos (como uma uveíte), dentre outros.

Grave e perigosa
Prevenção –
Apesar de ser uma doença grave e perigosa para o seu amigo, é possível prevenir. Existem produtos específicos para o controle dos carrapatos no ambiente ou para o próprio pet. Esses produtos podem ser orais, coleiras ou de passar na pele!

Procure seu veterinário para saber qual a melhor opção para o seu pet. Além da proteção, podemos realizar sempre a inspeção após passeios, caminhadas ou brincadeiras em locais onde podem entrar em contato com o parasita, como em praças, chácaras, florestas e locais onde frequentam outros pets.

 

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *