Ao presenciar as lições de especialista em aposentadorias, na OAB, percebi o quanto é importante o povo saber se precaver contra robôs e sites de cadastramento
Por Mariano Soltys, filósofo e professor
Esta semana, ao presenciar as lições de especialista em aposentadorias, na OAB, percebi o quanto é importante o povo saber se precaver contra robôs e sites de cadastramento, bem como contratar um profissional, no caso advogado de sua preferência, para fazer o requerimento administrativo.
Houve na pandemia uma série de indeferimentos, por um erro de interpretação, ou apertar de botão incorreto, no site da Previdência. Assim a pessoa perdia o benefício naquele momento, por não compreender a plataforma ou cadastro. Um simples sim ou não muda tudo.
Também se deve evitar qualquer serviço oferecido, pois se cobra caro por vezes para esses serviços, sendo aconselhável, como alertou a Defensoria Pública paulista, se procurar a própria Defensoria, ou um advogado, e não qualquer empresa ou pessoa que possa se oferecer.
Conhecer
Empresa ou pessoa – Conferir alvará, conhecer a pessoa contratada, bem como muitos fatores podem levar para que o benefício de aposentadoria, maternidade, ou outros, de modo a se evitar dor de cabeça.
Uma empresa ou pessoa nova e suspeita deve ser evitada, como algumas que já passaram pela cidade e desapareceram. Mas se o fazer sozinho, o pedido administrativo requer muito cuidado, sob pena de ter de esperar e pedir depois, ou mesmo prejudicar muito um futuro benefício.
Mais conhecimento
Confiança – Averbar tempos especiais, complementar, etc, já requer mais conhecimento, além de não estar na plataforma ou aplicativo, tendo de se ligar para a Previdência para conseguir esses pedidos mais específicos.
Tudo isso mostra que um especialista sempre é mais seguro, e que a formação, o registro, alvará, bem como endereço fixo mostram que a confiança pode ser depositada nesse profissional, como alertou a Defensoria, e ainda mostrou a palestrante, ser uma forma de resolver coisas de um dia para outro.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.