Sebrae: PLANO DE NEGÓCIOS PARA A EMPRESA, O PASSO A PASSO

SANTA CATARINA

Um bom plano não apenas define metas claras e objetivos alcançáveis, como também identifica potenciais desafios, possibilitando a implementação de medidas preventivas e a rápida adaptação às transformações no ambiente de negócios

Empreender requer resiliência, inovação, motivação e sabedoria ao enfrentar desafios. A capacidade de se adaptar às mudanças é essencial, assim como de encarar os obstáculos como oportunidades para aprendizado e crescimento. Isso mostra que para que um negócio tenha sucesso, é crucial que o empreendedorconsiga planejar as ações e criar estratégias para executá-las.

Fato que comprova isso é que uma das principais razões ligadas à falência das empresas, é a falta de um planejamento adequado. Um bom plano não apenas define metas claras e objetivos alcançáveis, como também identifica potenciais desafios, possibilitando a implementação de medidas preventivas e a rápida adaptação às transformações no ambiente de negócios. A ausência de um planejamento pode resultar em decisões impulsivas, alocação inadequada de recursos e falta de um direcionamento claro para a organização.

O que é

Instrumento – O plano de negócios é um dos melhores instrumentos para auxiliar o empreendedor em todas estas etapas. Com ele é possível verificar a viabilidade de ideias, reduzir riscos e incertezas e identificar pontos fortes e fracos do negócio. São reunidas informações importantes sobre as características, necessidades e condições do empreendimento e informações cruciais para que o gestor avalie se vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio.

O plano de negócios é uma ferramenta que auxilia na consolidação de uma ideia de forma efetiva, criativa e inovadora. É um documento que descreve os objetivos de um negócio, além de servir como orientador de quais ações devem ser tomadas para alcançá-los.

Seria um mecanismo essencial para ajudar no sucesso de uma empresa, já que identifica a viabilidade do negócio, sob diferentes pontos de vista.

A importância

Condições de êxito – Construir um plano de negócios propicia segurança e maiores condições de êxito para um empreendimento. Através dele, é possível evitar uma série de erros e atingir com mais facilidade o sucesso. Isso não quer dizer que o plano de negócios acaba com os riscos de uma empresa, mas que ele ajuda a minimizá-los, ao passo que o próprio estudo feito para elaborá-lo já apresenta os desafios a serem enfrentados e a viabilidade ou não de execução. E as vantagens?

– Aprimora a visão estratégica do negócio;

– Ajuda na prevenção de riscos futuros;

– Permite a organização de ideias;

– Possibilita segurança durante a expansão do negócio;

– Melhora o sistema de comunicação;

– Permite um acompanhamento comparativo do que foi planejado e do que está sendo realizado;

– Facilita a solicitação de crédito com instituições bancárias;

– Traz conhecimento sobre o mercado, concorrentes e clientes em potencial;

– Identifica possíveis oportunidades de investimento;

– Mostra a viabilidade dos projetos, produtos e serviços;

– Gera vantagem competitiva;

– Otimiza tempo e dinheiro.

Sumário executivo

Síntese O plano de negócios inicia com o sumário executivo. É uma síntese que deve conter informações como: dados dos empreendedores/gestores, resumo dos dados do empreendimento, missão da empresa, setor ou setores de atividade, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social, fontes de recursos, valores, missão, visão e propósitos da organização, assim como a razão de sua existência, ramo do negócio (indústria, comércio, serviços, agronegócio), entre outros.

Análise de mercado

Fundamental – Conhecer o mercado de atuação é essencial para o sucesso de uma empresa. A análise de mercado permite que o empreendedor avalie a viabilidade do negócio, baseado em informações do mercado de atuação, como: tendências, perfis de clientes, condições dos fornecedores, concorrência, entre outros.

Público-alvo

Estratégias – Para desenvolver estratégias assertivas, também é fundamental conhecer e analisar o perfil do cliente que se deseja alcançar. É necessário coletar dados, realizar pesquisas de consumo e análises de mercado por segmento, a fim de compreender as preferências do público-alvo e determinar se a empresa terá de fato uma boa chance de conquistar a clientela.

Ao obter informações sobre o cliente ideal, fica muito mais fácil saber como manter um relacionamento com ele, garantindo maior assertividade na oferta da solução certa ou no fornecimento do melhor atendimento para satisfazê-lo.

Concorrência

Impulso –concorrência pode ser um impulso poderoso para a inovação e o crescimento das empresas e tão importante quanto a análise de mercado e de clientes, está a de concorrentes. A concorrência desafia as empresas a melhorarem, a buscarem soluções mais eficientes e a oferecerem produtos e serviços de maior qualidade.

Por isso, deve-se avaliar a qualidade e variedade dos materiais oferecidos pelas empresas já existentes, preços, localização, formas de pagamento, padrão de atendimento e estabelecimento, modelo de negócio, garantias e facilidades fornecidas. A partir destas informações você vai conseguir encontrar o diferencial da sua empresa, ou no caso de abertura de um novo negócio ou lançamento de produto, perceber onde as outras marcas estão deixando a desejar.

Plano de marketing

Manual – O plano de marketing é uma espécie de manual para as ações que precisam ser realizadas para atingir um objetivo. Para construí-lo, é necessário seguir algumas etapas, como definição do objetivo, público-alvo, nicho de mercado, levantamento de informações, listas de problemas e oportunidades, desenvolvimento de estratégias, entre outros.

Ele serve para conhecer o mercado de atuação do negócio, seu público-alvo, clientes, concorrentes, fornecedores, seus produtos, serviços, preço, local, estrutura e estratégias de comercialização.

Operacional e financeiro

Produtos e serviços – Por último, mas não menos importante, vem a etapa de elaboração do plano operacional e financeiro. O plano operacional é a etapa do plano de negócios em que a forma de produção dos produtos e serviços deve ser detalhada.

Ele abrange o layout da infraestrutura necessária, pessoas, habilidades, capacidade produtiva e o detalhamento dos processos operacionais de uma empresa. Já o plano financeiro, é a avaliação econômica que vai definir se a empresa terá chances de se manter operante financeiramente, quanto vai custar, se é viável e qual é a estimativa de retorno do investimento.

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