Dispositivo tem o foco em realizar manutenção de estruturas de extração e processamento de petróleo em locais de difícil acesso, reduzindo exposição de pessoas ao risco
Um robô que está em desenvolvimento em Joinville, pelo Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura em parceria com a Petrobras, classificou-se como finalista no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2023. Denominado “Robô aplicado à área de Difícil Acesso para Revestimento (RDA-R)”, o dispositivo tem foco na realização de atividades de revestimento (pintura) em locais com superfícies curvas, verticais ou com ângulos de inclinação negativos, que apresentam dificuldade à ação humana ou de dispositivos automatizados.
O conceito do projeto é um sistema de pintura de baixo peso, composto por um braço robótico, integrado a um veículo sustentado com sapatas magnéticas. O equipamento está em sua segunda fase de desenvolvimento. O projeto iniciou-se em outubro de 2021 e deve seguir até o primeiro trimestre de 2024 e já foi testado em refinarias (REPAR e RPBC) e está sendo preparado para um teste em offshore em 2024.
Agentes corrosivos
Alpinistas – O objetivo é auxiliar na manutenção de revestimentos metálicos de estruturas de extração e processamento de petróleo offshore (plataformas) e onshore (tanque e esferas de armazenamento das refinarias). Essa manutenção é primordial para a preservação das estruturas, tendo em vista a intensa exposição a agentes corrosivos.
No modo tradicional, são utilizadas estruturas de acesso por andaimes, pontes rolantes e profissionais alpinistas. Uma das principais propostas do RDA-R é reduzir a exposição de profissionais ao risco, um indicador conhecido como homem-hora exposto ao risco (HHER).
Desdobramento de tecnologias
Evidência – “O RDA-R é desdobramento de outros projetos desenvolvidos pelo Instituto SENAI com a Petrobras na mesma linha, de manutenção; ele é muito mais flexível e eficiente para minimizar a exposição humana ao risco ”, afirma o coordenador de Inovação do Instituto Senai, Ismael José Secco. “O conhecimento desenvolvido nos outros projetos foi transposto para esse robô”, acrescenta.
“Dentro de um universo de 100 projetos submetidos, o RDA-R ficou entre os três selecionados, o que coloca os institutos Senai em evidência no segmento de óleo gás do Brasil”, afirma o pesquisador-chefe dos Institutos Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, Luís Gonzaga Trabasso.
Outros reconhecimentos
Edições – Este é o segundo projeto do Senai/SC a obter destaque no Prêmio ANP. Nas edições 2019 e 2020, foi premiado o Annelida, um robô para limpeza de dutos do Pré-Sal e desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, de Joinville. Tanto o RDA-R quanto o Annelida também foram reconhecidos no Prêmio Inventor Petrobras de 2022 e 2023.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.