SIMPÓSIO: O DESAFIO DE ELEVAR A COBERTURA VACINAL EM SC

SANTA CATARINA

Para que toda essa engrenagem funcione, são necessários engajamentos e debates são importantes para que possamos entregar os melhores serviços para a população

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, realizou nos dias 22 e 23 o 2º Simpósio Catarinense de Imunização. A abertura do evento teve a participação do secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva; do assessor técnico do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde (MS), Thiago Fernandes da Costa; do superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Sylvio da Costa Júnior; e do diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck – além do Zé Gotinha.

O secretário Diogo Demarchi reforçou que o desafio de elevar as coberturas vacinais no Estado é um trabalho conjunto e que cada um tem papel fundamental nesse processo. “Para que toda essa engrenagem funcione, precisamos de todos engajados e debates como os promovidos por esse simpósio são importantes para que possamos entregar os melhores serviços para a população. Queremos coordenar esse movimento de recuperação das coberturas vacinais dialogando, construindo juntos”, finalizou.

Tema recorrente

Aproximação – Thiago Fernandes da Costa compartilhou da mesma opinião. Para ele, a vacinação é um tema que precisa ser recorrentemente debatido e a queda das coberturas vacinais não é um problema só do Ministério da Saúde ou do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e, portanto, precisa da participação de todos para a recuperação.

“O PNI entende que não tem como fazer uma ação efetiva sem estar próximo dos Estados e Municípios. Então, o movimento este ano foi de aproximação, para entender melhor as dificuldades. Para fazer uma política pública mais concisa, de aproximação”, disse Costa.

“A gente entende que só vai conseguir avançar na vacinação se a gente fizer um trabalho conjunto, realizado com estados e municípios e foi assim que nasceu a estratégia desse ano, de microplanejamento. De adequar as ações de acordo com a realidade de cada local”, ressaltou.

Covid-19

“Desafios importantes” – “Viemos agora de uma grande e recente Campanha de Vacinação, a da Covid-19, que nos possibilitou reduzir o número de casos graves e mortes pela doença e é importante reconhecer o empenho de todos nessa ação, mas ainda restam desafios importantes. O Simpósio é uma oportunidade para isso, para qualificar o processo de imunização e, consequentemente, elevar as coberturas vacinais”, destacou o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck, a elevação das coberturas vacinais é uma ação prioritária.

Autoridades referência

Estratégias – O 2º Simpósio Catarinense de Imunização também contou com a participação de diversas autoridades referência em imunização que abordaram temas como a importância da vacinação e do Programa Nacional de Imunizações; as estratégias para melhorar as coberturas vacinais; a segurança e a efetividades das vacinas; as implicações da recusa da vacinação em crianças e adolescentes; a importância de uma comunicação eficaz no combater a desinformação; entre outros.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *