Em 2023, aliás, Santa Catarina 72,7 mil focos do inseto; em 2024, até agora, são outros 5,5 mil
São Bento do Sul é um dos 154 municípios de Santa Catarina infestados pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. Essa condição vem pelo menos desde o ano passado. Em 2023, aliás, o Estado contabilizou 72,7 mil focos do inseto. Em 2024, até agora, são outros 5,5 mil. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (25) pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, nove municípios foram escolhidos para receber a primeira leva de vacinas contra a dengue. São eles: Balneário Barra do Sul, Corupá, Guaramirim, Garuva, Jaraguá do Sul, Itapoá, Massaranduba, Schroeder e São João do Itaperiú. Ainda hão mais detalhes quanto ao início da distribuição das doses.
Cuidados necessários
Elimine água parada: O mosquito da dengue deposita seus ovos em recipientes com água parada. Portanto, é essencial evitar o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus velhos, garrafas vazias, calhas entupidas, recipientes de água de animais, entre outros locais.
Mantenha recipientes fechados: Se você tiver que armazenar água, certifique-se de que os recipientes estão devidamente fechados para evitar a entrada do mosquito.
Limpeza de calhas e ralos: Mantenha as calhas e ralos limpos para evitar o acúmulo de água parada.
Também
Tampe caixas d’água: Certifique-se de que as caixas d’água estejam devidamente tampadas para evitar a entrada do mosquito.
Utilize telas de proteção: Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada do mosquito dentro de casa.
Use repelentes: Utilize repelentes corporais para proteção pessoal, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, quando o mosquito é mais ativo.
Use roupas compridas: Ao passar tempo ao ar livre, use roupas compridas para cobrir a pele e reduzir as chances de picadas.
Ainda
Evite acumular entulho: Evite acumular entulho e lixo em áreas abertas, pois eles podem se tornar locais propícios para a reprodução do mosquito.
Limpe regularmente piscinas e fontes: Mantenha piscinas e fontes limpas e cloradas regularmente para evitar que se tornem criadouros do mosquito.
Promova a conscientização: Eduque familiares, amigos e vizinhos sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue e adotar medidas preventivas.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.