Habitantes de sete conjuntos habitacionais podem participar do encontro com a Cohab
Moradores de sete conjuntos habitacionais da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC), em São Bento do Sul, têm uma ótima oportunidade para regularizar seus imóveis e obter a escritura definitiva. A ação é resultado de uma parceria firmada entre a Empresa Municipal de Habitação (Emhab) e a Cohab, que está atualmente em processo de liquidação.
A reunião explicativa com os técnicos da Cohab está marcada para esta quarta-feira (6), às 19h, no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck. Já os atendimentos individualizados acontecerão no dia seguinte, 7 de agosto, na sede da Emhab, localizada no Centro Administrativo Leopoldo Zschoreper. Para participar, os interessados devem comparecer munidos dos documentos necessários, conforme checklist divulgado pela autarquia.
Segundo a Emhab, cerca de 200 imóveis nos conjuntos habitacionais da Cohab ainda não possuem escritura, mesmo com os proprietários já quitando suas obrigações há anos. A baixa procura preocupa, pois essa pode ser a última oportunidade de legalização com isenção de taxas e apoio direto da estatal.
Oportunidade única
Isentos de ITBI – Um dos principais atrativos da ação é que os imóveis estão isentos de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o que representa uma economia significativa para as famílias. Além disso, o processo é assistido por técnicos da Cohab, o que dá maior agilidade e segurança jurídica ao procedimento.
“A Cohab está em processo de liquidação e é uma oportunidade pontual para essa regularização. Reforçamos a importância da juntada de toda documentação e presença nos dias 6 e 7 de agosto nos eventos”, destaca o diretor-presidente da Emhab, Airton Ramos.
Quem
Quais – Inclusive quem não é mutuário original também pode regularizar seu imóvel, desde que apresente a documentação comprobatória da posse ou cadeia contratual. A ação é voltada a moradores dos seguintes conjuntos habitacionais:
– Bairro 25 de Julho
– Harald Endler (Centenário)
– Mato Preto
– Surucuá (25 de Julho)
– Vila 1º de Maio
– Vila Centenário
– Vila Serra Alta.
Documentos necessários
Início ao processo – Para dar início ao processo de escritura, os interessados devem providenciar documentos pessoais (RG, CPF, certidão de estado civil), além de documentos do imóvel, como:
– Documentos pessoais (RG, CPF, Certidão de Casamento);
– Termo de quitação da Cohab/SC;
– Certidão atualizada da matrícula do imóvel;
– Certidão negativa de débitos junto à Prefeitura;
– Contratos de compra e venda, caso haja transferência entre terceiros;
– Comprovantes de residência, IPTU e outros itens constantes no checklist;
O checklist completo com todos os itens exigidos está disponível no site da Emhab ou pode ser solicitado por meio dos canais oficiais da autarquia.
Atendimentos individuais
Mais informações – Os atendimentos presenciais serão feitos na quinta-feira (7), na Emhab e no auditório da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo Leopoldo schoreper. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a equipe da Emhab pelo telefone (WhatsApp) (47) 3633-5673.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.