Receitas do Elvis: PERNIL MARINADO NO VINHO BRANCO

Receitas SÃO BENTO DO SUL

Uma receita bem interessante para você fazer no Ano-Novo, ou quando você bem entender; confira os ingredientes e o modo de preparo

Por Elvis Lozeiko/Receitas do Elvis

Ingredientes

– 1 pernil suíno com 2 kg (para 5 pessoas)

– 1 litro de vinho branco seco

– 1 xícara de azeite de oliva

– 4 cebolas pequenas

– 8 dentes de alho

– Sal a gosto

– 2 limões

– Pimenta do reino a gosto

– 1 pitada de semente de mostarda amarela

– 6 folhas de louro

– 1 punhado de alecrim

– 1 punhado de tomilho

– 1 punhado de salsinha

– 1 punhado de cebolinha

– 1 pitada de páprica defumada

– 8 batatinhas (para acompanhamento)

Modo de preparo

Carne perfurada – Perfuramos a carne com uma faca, para que os temperos penetrem melhor. Fazemos alguns furos maiores, para colocarmos dentes de alhos inteiros. Temperamos com sal e pimenta-do-reino moída na hora, de ambos os lados.

Em seguida, colocamos a cebola (cortada em rodelas mais grossas), as folhas de alecrim, as folhas de tomilho, as folhas de louro, a salsinha e a cebolinha cortadas grosseiramente, uma pitada de páprica defumada, uma xícara de azeite de oliva, suco de dois limões e uma pitada de semente de mostarda.

O segredo, o grande ingrediente – que vai dar o toque especial na receita – é o vinho branco seco, que acrescentamos em seguida. Dividimos um pouco os temperos, deixando-os por baixo e por cima da carne, que tem que ficar submersa, afinal, ela vai ficar marinando na geladeira (coberta com papel-filme) por 12 horas. Passadas as 12 horas, retiramos o excesso de tempero e colocamos a carne em uma fôrma untada com azeite de oliva.

Papel-alumínio

Forno – Cobrimos o pernil com papel-alumínio (parte brilhante voltada para baixo), acrescentamos parte do caldo do tempero e levamos ao forno pré-aquecido a 200ºC, por 2 horas.

Passadas as 2 horas, retiramos o papel-alumínio, regamos a carne, colocamos as batatas cortadas ao meio, cobrimos novamente com papel-alumínio e levamos ao forno por mais 1 hora, novamente a 200ºC.

Passada esta 1 hora, retiramos o papel-alumínio, regamos novamente a carne e agora levamos ao forno por mais 15 minutos, a 250ºC, para dourar. Fechou? Bom-apetite e até a próxima receita.

Assista

Clique – Clique na imagem para assistir ao vídeo da receita.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *