NOVAS VAGAS DE EMPREGO: INDÚSTRIA PUXA RESULTADOS NO ESTADO E NO MUNICÍPIO

Economia

Ministério do Trabalho divulgou os dados mais recentes com carteira assinada, referentes a janeiro; os saldos são positivos em São Bento do Sul, em Santa Catarina e no Brasil

Com 380 vagas criadas, a indústria puxou o resultado positivo do emprego com carteira assinada em São Bento do Sul, em janeiro – o dado mais recente disponibilizado.

Também geraram oportunidades de trabalho os serviços (114) e a agropecuária (6), enquanto o comércio perdeu 72 postos. No total, o saldo ficou em 428 vagas criadas no primeiro mês de 2024, com 1.615 admissões e 1.187 demissões registradas.

Santa Catarina
Para cima –
Os dados mostram que Santa Catarina foi o segundo Estado brasileiro com o maior saldo de vagas de trabalho geradas no período, com 26,2 mil novos postos. Desse montante, 14,26 mil novas vagas foram criadas pela indústria.

“A indústria catarinense puxando para cima a geração de novos empregos no Estado é uma notícia muito animadora, já que para cada 10 postos de trabalho criados na indústria, outros 16 empregos indiretos são gerados”, destaca o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.


“O impacto desses números na economia do Estado é muito relevante, e destaca o protagonismo da nossa indústria”, completa.

No primeiro mês do ano, Santa Catarina registrou 152,9 mil admissões, contra 126,7 mil desligamentos. O saldo na geração de postos de trabalho em SC ficou atrás apenas de São Paulo, que criou 38,5 mil vagas no período. 



Brasil
Estoque –
O saldo de empregos gerados no Brasil no mês de janeiro foi de 180,4 mil, resultado de 2,07 milhões de admissões e 1,88 milhão de desligamentos no mês. Das 27 unidades da federação, apenas duas apresentaram saldo negativo em janeiro: Acre e Maranhão. 

O estoque total de vagas foi de 45,7 milhões de postos de trabalho, ficando positivo em 4 dos 5 grandes grupamentos de atividades econômicas com saldos positivos no mês.

No País, o setor de serviços liderou a criação de vagas, com 80,6 mil novos postos, seguido da indústria, com 67,03 mil empregos criados. O setor da construção teve saldo positivo de 49,1 mil vagas e a agropecuária 21,9 mil novos postos. Já o setor de comércio apresentou saldo negativo de 38,2 mil empregos em janeiro.

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *