Alternativa natural é e segura, com menores efeitos colaterais
Em São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Farmácia Viva, a fitoterapia é utilizada Atenção Primária à Saúde, oferecendo tratamentos com plantas medicinais para sinais e sintomas leves. Uma alternativa natural e segura, com menores efeitos colaterais, lembra o poder público.
De acordo com a farmacêutica e coordenadora do programa, Ana Carla Prade, o Farmácia Viva passou por diversas melhorias. “Após a aquisição de uma desidratadora industrial e a parceria com a UniSociesc, conseguimos garantir o controle de qualidade dos chás produzidos, resultando em produtos de alta qualidade, e gerando boa satisfação entre os usuários do SUS”, explicou.
Fitoterapia
Unidades de saúde – Ana Prade ainda explica que os profissionais do Centro Municipal de Práticas Integrativas, médicos e dentistas, estão capacitados para prescrever os chás medicinais, e que em breve, fisioterapeutas também poderão prescrever a erva baleeira, utilizada no tratamento de dores e contusões. Para acessar os benefícios da fitoterapia, os usuários podem solicitar encaminhamento diretamente nas unidades de saúde do município”, comentou.
Protocolos
Cultivo – Os protocolos de prescrição incluem chás para saúde mental, bucal e problemas gástricos. O cultivo das plantas ocorre no Horto Modelo de Produção de Plantas Medicinais, localizado na sede do Samae, e envolve também a parceria com o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), responsável pelo cultivo da espinheira santa, que auxilia no tratamento de problemas gástricos.
Processo
Mais informações – As plantas medicinais passam por um processo de colheita, higienização, desidratação e controle de qualidade, garantindo sua eficácia. Entre as plantas utilizadas estão a espinheira-santa, capim-limão, melissa de galho, alcachofra, dente-de-leão, carqueja, malva cheirosa, alfavaca cravo, erva baleeira, amora preta e guaco. Para mais informações entre em contato com o programa Farmácia Viva através do telefone (47) 99193-1278.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digitalpode ser acessado clicando aqui.