II Guerra Mundial consumiu a vida de 80 milhões de pessoas, a maioria civis
Por Wilson de Oliveira Neto, historiador

Na próxima quinta-feira (8) será comemorado o aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. Os russos, no entanto, celebrarão no dia seguinte. Na língua inglesa, a efeméride é conhecida como VE Day ou V Day.
Após seis anos de uma guerra violentíssima, que consumiu a vida de aproximadamente, 80 milhões de pessoas, a maioria civis, a Alemanha foi definitivamente derrotada, rendendo-se incondicionalmente. Os alemães se renderam em Reims, na França, em 07 de maio de 1945.
Contudo, a União Soviética não reconheceu a rendição e exigiu a assinatura de um novo Instrumento da Rendição Alemã no dia seguinte, 8. Foi acertado que a assinatura seria anunciada ao público em 9 de maio.
Contudo, a informação de que o Marechal Wilhelm Keitel assinou o documento no dia 8 vazou para a imprensa ocidental, que noticiou ao público no mesmo dia, dando origem ao Dia da Vitória.
Moscou
Parada da Vitória – Os soviéticos mantiveram a data original, 9 de maio. Até hoje, na Rússia, ela é celebrada. Outra versão explica que o documento foi assinado pelo Marechal Keitel após meia-noite, no horário de Moscou.
Nos Estados Unidos, na Europa e Rússia, o Dia da Vitória é uma efeméride celebrada intensamente, sendo o seu ponto alto a Parada da Vitória que ocorre em Moscou desde 1945, sendo a primeira realizada em 24 de junho.
Fato emblemático
Deposição – Na ocasião, houve um fato emblemático: a deposição de duzentas bandeiras e estandartes alemães capturados pelos soviéticos diante do Mausoléu de Lenin, onde estavam diversas autoridades, entre as quais Stalin.
Cento e trinta anos antes, as tropas russas vitoriosas depuseram diante o Czar Alexandre I as bandeiras e os estandartes capturados entre os invasores franceses liderados por Napoleão.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.