DIEGO ANDRADE (POLITICANDO): AMÉRICA LATINA E AS RECORRENTES TENTATIVAS DE GOLPES DE ESTADO

SÃO BENTO DO SUL

Que possamos tomar como exemplo a luta e a resistência dos mais diversos países contra a dominação imperialista

Por Diego Andrade, professor

Não é de hoje que a América Latina sofre com as tentativas de impedimentos do sistemas democráticos. No contexto da Guerra Fria, pós-Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a extinta União Soviética travavam batalhas no campo ideológico, e consequentemente econômico. Os estadunidenses foram responsáveis diretos pela instabilidade política e econômica dos países latino-americanos.

Militares
Regimes ditatoriais – Em 1964 a democracia brasileira foi vítima de um golpe de estado promovido pelos militares, com apoio dos ianques. Um período trágico da história do nosso País, outros países sul-americanos passaram por situações semelhantes na história. Paraguai, Chile e Argentina também sofreram com a censura e cerceamento de direitos. A história está aí para nos mostrar o quão trágico foi esses regimes ditatoriais para estas nações latino-americanas.

Mais uma
Lítio –
Na semana que passou, assistimos uma tentativa de golpe na Bolívia. Este país tem a maior reserva de lítio do mundo. São cerca de 23 milhões de toneladas concentradas no sul do país. A região conhecida como Salar do Uyuni forma um triângulo de grandes reservas com a Argentina – que tem 17 milhões de toneladas – e Chile – com outras 9,3 milhões de toneladas.

A demanda pelo minério cresceu excessivamente nos últimos anos com a produção dos automóveis elétricos. Os Estados Unidos tentam controlar a produção do lítio no país boliviano, mas várias medidas foram adotadas para manter a hegemonia estatal na extração.

“Tio Sam”
Estratégia –
Não é de hoje que o “tio Sam” tenta interferir na América Latina, a história está aí, o imperialismo norte-americano explora as nações mais pobres. A estratégia passa por minar a política local, facilitando assim a exploração barata dos recursos naturais nestes países.

Que possamos tomar como exemplo a luta e a resistência dos mais diversos países contra a dominação imperialista. Uma nação só consegue distribuir melhor a renda, sendo soberana!

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *