SÃO BENTO DO SUL RECEBE IMERSÃO DA ACADEMIA FIESC DE NEGÓCIOS

Economia

Município foi prejudicado pelo tarifaço dos Estados Unidos

A Academia Fiesc de Negócios realiza nesta semana, em São Bento do Sul, uma imersão estratégica voltada para o setor de madeira e móveis. A cidade, duramente impactada pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras, foi escolhida como ponto de partida da iniciativa por sua relevância industrial e pela forte presença de empresas do segmento.

Com 219 fabricantes locais atuando na cadeia produtiva da madeira e móveis, São Bento do Sul é reconhecida nacionalmente como um polo moveleiro de excelência. O objetivo da imersão é transformar os desafios do atual cenário internacional em oportunidades concretas de reposicionamento no mercado global — por meio da criação de novos produtos, abertura de mercados e fortalecimento da competitividade.

(Continua depois da publicidade)

Diferencial competitivo
Design –
A estratégia adotada tem o design como eixo central. Segundo a ApexBrasil, empresas que investem em design conseguem aumentar em até 25% o valor percebido de seus produtos e ampliar, em média, 20% suas exportações. A condução dos trabalhos em São Bento está sob responsabilidade de Célio Teodorico, do Studio 566 Design, referência nacional em inovação industrial.

No primeiro dia da imersão, ocorrido na segunda-feira (21), os participantes tiveram um intensivo sobre design e desenvolvimento de produtos. Já nesta terça, as empresas passaram por um diagnóstico interno para definir novos caminhos de inovação. Durante os próximos três meses, elas receberão suporte técnico especializado para desenvolver até três novos produtos com alto valor agregado.

(Continua depois da publicidade)

Expansão
Outros locais –
Após São Bento do Sul, a imersão será levada para Caçador, na próxima semana, onde o setor também tem forte presença, com 66 fabricantes. Em 2026, a Academia Fiesc de Negócios pretende expandir a iniciativa para cidades como Rio do Sul (Alto Vale) e Lages (Serra Catarinense), fomentando a inovação em toda a cadeia produtiva da madeira no Estado.

(Continua depois da publicidade)

WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.