Em vários países, suas folhas novas são usadas em saladas; no Brasil, é pouco utilizada na alimentação
Por Paulo Schwirkowski,
pesquisador botânico
Nomes populares: Dente-de-leão, alface-de-cão, amargosa, chicória-silvestre, pára-quedas, taraxaco. Nome científico: Taraxacum officinale Weber. Voucher: 97 Schwirkowski (MBM391908). Sinônimos: Leontodon taraxacum L., Taraxacum retroflexum H. Lindb.
Família: Asteraceae. Tipo: Subespontânea. Descrição: Planta anual ou perene, herbácea, lactescente, acaule, de folhas rosuladas, com raiz pivotante e capítulos longo-pedunculados solitários, com flores amarelas.
Característica: Difere das demais espécies da tribo pelos invólucros com duas séries de brácteas, a mais externa menor e recurvada para fora. Floração/frutificação: Primavera e verão. Dispersão: Anemocórica. Habitat: Planta ruderal. Distribuição geográfica: Originária da Europa e Ásia, sendo subespontânea no Sul do Brasil.
Fitoterapia
A parte mais medicinal – As grossas raízes pivotantes são a parte mais medicinal da planta, muito utilizado contra afecções do fígado e rins, pois tem ação colerética e colagoga, faz baixar a taxa de colesterol do sangue, é depurativo, desintoxicante, diurético, hipertensora, antiinflamatória, laxante, contra obesidade, celulite, colesterol, gota, hemorróidas, reumatismo, varizes e verrugas. O suco age localmente sobre problemas de pele, e também atenua as sardas (efélides).
Fitoeconomia
Comestíveis – Em vários países, suas folhas novas são usadas em saladas. No Brasil, é pouco utilizada na alimentação. Possui sabor um pouco amargo, e emprega-se também no preparado de croquetes, sopas, farofas e sucos, nos quais as folhas são misturadas a outras frutas.
As folhas maiores, podem ser refogadas como hortaliças, e as flores e raízes, também um pouco amargas, também são comestíveis, pode-se usar os botões florais novos como alcaparras.
As flores fritas constituem um ótimo manjar, e as sementes também são comestíveis. Além de ser apícola, também é forrageira, e constitui um excelente alimento para coelhos, carneiros e vacas, pois aumenta a lactação e qualidade do leite.
A raiz, torrada e moída, dá origem a um produto sucedâneo do café, conhecido como café de chicória. A presença desta planta é um indicador de terras de boa qualidade. Injúria: É planta invasora dos gramados, jardins, hortas, lavouras e terrenos baldios.
FloraSBS
Saiba mais – Em https://sites.google.com/site/florasbs/home?authuser=0.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado clicando aqui.