São obras indicadas para se refletir sobre o momento atual de abusos e poderosos
Por Mariano Soltys, filósofo e professor

Filme chamado no Brasil de “O Sacrifício”, estrelado por Nicolas Cage, baseado em filme dos anos 1970 de mesmo nome, e ainda inspirado no livro Ritual, de David Pinner, é uma obra que está dando o que falar: um amigo de Epstein indica para este o assistir, mas na versão antiga.
Com as notícias de arquivos revelados, e temas como sacrifício, rapto de criança e o sequestro de meninas, o filme ganha uma atenção, uma vez com pessoas mascaradas e um ritual no final, sendo que um pai procura a sua filha, um policial desesperado, e ao final encontra o segredo revelado.
O mesmo se pode ver em novela que está sendo reprisada, Salve Jorge, onde mulheres brasileiras são raptadas e levadas até a Turquia, a fim de abusos. A realidade do cinema e da novela se aproximam da realidade, e são duas obras que merecem atenção em nosso tempo.
Policial
Avião – Um policial procura uma menina desaparecida. Este vai até uma ilha secreta, onde tem de pedir ajuda para um avião o deixar por perto. Isso lembra a ilha de Epstein? Quisera a coisa ser apenas ficção de um filme, do sacrifício. Mas o policial leva a sua lei até uma terra sem lei, onde todos estão protegidos por uma seita de mascarados.
Mais uma vez se contam máscaras na ilha do Epstein. E assim coincidências vão surgindo, numa cultura celta que é retratada no filme, baseada no livro “Ritual”. Também se pode pensar na Bíblia, onde se refere a mais de cem vezes a um nome estranho: Baal. Significa “Senhor” em hebraico, este poderia servir a certo sacrifício, a que Deus da Bíblia condena, mas que parecia ser praticado pelo povo retratado no livro sagrado.
Salve Jorge
Bolsa de estudo – Já na novela Salve Jorge, as modelos são convencidas de uma vida melhor na Turquia, e acabam numa armadilha de exploração. Também o amigo de famosos americanos prometia bolsa de estudo, uma vida melhor para modelos, ajudado por uma agência e toda uma máfia de impunidade. Até brasileiras sofreram com esse predador. A novela Salve Jorge mostra um pouco desse ambiente de tráfico de mulheres, em comparação.
Luz
Cuidado – Tanto em filme do homem de palha, bem como na novela Salve Jorge, as lições sobre o sistema de abuso ficam, de modo que cada vez mais temos de tomar cuidado com a proteção de mulheres e jovens, a fim de que se evite predadores, donos do mundo, que tem fim de sequestrá-las.
Mesmo Madelaine MacCain, desaparecida há muito tempo, revela uma luz, em se notar a semelhança de Gislaine, amiga de Epstein, que seria a suspeita. Por fim, “O Sacrifício” e Salve Jorge são obras indicadas para se refletir sobre o momento atual de abusos e poderosos.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.



