Vagas estão disponíveis em inúmeros municípios, como São Bento do Sul e Rio Negrinho
O governo de Santa Catarina publicou um novo edital do Programa CNH Emprego na Pista, ampliando as oportunidades para quem deseja obter a primeira habilitação, mudar ou acrescentar categoria, além de realizar o curso de motofrete com inclusão do EAR (Exercício de Atividade Remunerada). Toda a formação oferecida pelo programa é gratuita.
Nesta edição, são 9.357 vagas distribuídas entre 59 municípios, entre eles São Bento do Sul e Rio Negrinho, no Planalto Norte. As inscrições estão abertas até 16 de dezembro, exclusivamente pelo site do programa. O sorteio dos contemplados será feito no dia 18 de dezembro de 2025, às 14h, na sede do Detran/SC, com transmissão ao vivo pelo Instagram oficial.
Quem pode participar
Critérios – Os candidatos precisam ser alfabetizados, ter a idade mínima exigida para a categoria desejada e morar em Santa Catarina há pelo menos dois anos.
Para a primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), é obrigatório estar inscrito no CadÚnico. Também estão disponíveis vagas para adição ou mudança de categoria para D (ônibus e caminhão) e E (carreta), além do curso de motofrete com inclusão do EAR.
Objetivo do programa
Pioneirismo – Segundo o presidente do Detran/SC, Cristiano Medeiros, a iniciativa busca ampliar as condições de empregabilidade. “É um programa pioneiro no País entre as ações de CNH Social. A intenção é garantir acesso gratuito à carteira de motorista para quem precisa dela como ferramenta de trabalho, promovendo inclusão e qualificação profissional”, afirma.
Expansão
Impacto – Criado no ano passado por meio de lei estadual, o CNH Emprego na Pista já disponibilizou 8.451 vagas em 29 municípios somente este ano. Com o novo edital, o total de oportunidades ofertadas chega a 17.808, o equivalente a 59,36% das 30 mil vagas previstas.
Saiba mais
Link – Saiba mais neste link.
WhatsApp – O grupo de WhatsApp do Jornal Edição Digital pode ser acessado aqui.



