GUILLERME SLOMINSKY: EU SOU DOIDO, ESTRANHO, ESQUISITÃO

"FRAGUIMENTOS" SÃO BENTO DO SUL

aquela pessoa bizarra que perambula e causa desconforto em quem observa

por guillerme slominsky

creep” quer dizer aberração em inglês. aquela pessoa bizarra que perambula e causa desconforto em quem observa. em alguns casos, pode também significar “rastejar”, e, quem já foi chamado de estranho e rastejou pelos cantos como barata tonta, sabe exatamente a ligação entre essas duas palavras.

o hino dos diferentões — da minha época — soa muito como uma love song, mas na real não foi interpretada assim pela banda que a compôs. afinal, o som nasceu de uma rejeição que othom yorke teve após perseguir uma garota por quase oito meses.

sabotagem?
bizarro –
alguns membros do radiohead não queriam nem ter lançado ela, tendo sabotado a gravação original, as emissoras não queriam tocar a obra por ser “depressiva demais para se tocar numa rádio” e foi o público, se identificando com a letra triste e poderosa, que fez com que a banda chegasse tão longe. até que o troço começou a ficar realmente bizarro.

“quando você esteve aqui (when you were here before)
não conseguia te olhar nos olhos (couldn’t look you in the eye)
você é como um anjo (you’re just like an angel)
sua pele me faz chorar (your skin makes me cry)”

moça linda
lente e limpa
– a música começa falando sobre a moça que é linda, a melodia é lenta e limpa, mas ao chegar no refrão fica suja, como se, ao falar de si mesmo, thom estragasse tudo. bem sabor de adolescência, com esse ar de “ai, ai, ai, eu me odeio tanto!”.

nas primeiras semanas a música flopou, mas depois de explodir nos estados unidos, sedentos por grunge no efeito nirvana, os caras começaram a receber cartas de assassinos que estavam no corredor da morte e se identificavam com a letra.

daí entra a problemática dos esquisitos demais. não dá pra confundir ser deslocado ou ser simplesmente autêntico com perseguir uma moça por quase oito meses e escrever uma música dizendo quanto você é horroroso e ela é perfeita, quase como uma obsessão doentia.

“você flutua como uma pena (you float like a feather)
em um belo mundo (in a beautiful world)
eu gostaria de ser especial (i wish i was special)
você é especial pra caralho (you’re so fucking special)”

vulnerabilidades
performances –
thom tava com várias questões mal resolvidas, e ao escolher não tratá-las e ainda lançar um hit sobre, fazia com que suas maiores vulnerabilidades fossem escancaradas ao público, que pedia, aos berros, por mais. ele não queria mais cantar creep e chegou a mandar a galera que pedia pela música pra casa do caralho, em algumas performances ao vivo.

“mas eu sou uma aberração (but i’m a creep)
eu sou um esquisitão (i’m a weirdo)
que diabos tô fazendo aqui? (what the hell am I doing here?)
eu não pertenço aqui (i don’t belong here)”.

importante
especial –
é importante e especial sermos diferentes, cada um com sua peculiaridade, mas respeitar o espaço e vontade dos outros é fundamental, e thom aprendeu na pele o que é ter tanta atenção indesejada.

e você, também se sente uma aberração? até a próxima!

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